Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana
Com o tema do dia “O amor é a fonte da oração: “Quando a ti, uma espada te traspassará a alma” (Lc 2,35), o bispo da diocese de Palmeira dos Índios, Dom Manoel de Oliveira Soares Filho, presidiu a missa da noite, desta quarta-feira (21), da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres 2024.
Na animação litúrgica estavam o Movimento Apostólico de Schoenstatt, Sociedade São Vicente de Paulo, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Criança, Pastoral da AIDS e Pastoral da Saúde.
No início da reflexão, lembrou que a festividade deve ser na vida de uma comunidade, um grande momento sublime de viver a fé, de uma espiritualidade guiada pela Palavra de Deus e alimentada pela Eucaristia. “É um momento bonito, sem fronteira, onde queremos renovar nossa fé, esperança, propósitos de vida”.
“Retomamos aos pés da Virgem para encher nosso coração com a Palavra do seu Filho Jesus. Esta que muitas vezes não precisa de explicação, queremos falar, comentar, como por exemplo, o evangelho que escutamos hoje. Creio que ao fim dessa festividade, veremos uma alegria e entusiasmo renovado dos movimentos, pastorais”, disse.
Fazendo um paralelo com a liturgia do dia, o bispo recordou que a mensagem do Evangelho, no ano em que o Papa nos convida a olhar para o Jubileu do ano que vem, transformar esse ano de oração. “Jesus neste Evangelho faz esse apelo a cada um de nós, para aqueles que não são engajados, quer nos convidar, contratar, para fazer parte do seu reino, do seu trabalho, para todos. E ainda sobra. Alguns de nós, fomos contratados para serviços da sociedade, e dentro dela há necessidade de cristãos comprometidos com a fé”.
“Jesus quer olhar em nossos olhos e renovar esse apelo: preciso de trabalhadores na minha vinha. Enriquecidos por esse imperativo do Evangelho, Ele quer nos animar nessa missão, que às vezes deixamos de lado. Renovar para cuidar da família, da sua pastoral, do trabalho, da sociedade. É para este cuidar que ele nos colocou em missão”, completou.
Por fim, pediu que a intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres para que ao fim da festa, todos saiam animados para continuar a missão, com carinho, fervor e fidelidade.