Arquidiocese de Maceió ganha novo sacerdote: Padre Leandro Lira

Ontem (23/09) ocorreu a Ordenação Presbiteral de Leandro Henrique Calaça de Lira, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio, em Maragogi. O momento foi de grande importância para a paróquia, pois o sacerdote recém-ordenado é natural da cidade e tem uma trajetória de fé ativa na comunidade, tendo participado de grupos, de movimentos e de pastorais com muita fé, dedicação e zelo pelos mais necessitados.

Fotos: Carlos Wilker

A Celebração contou com a presença de mais de 100 sacerdotes, entre eles o arcebispo Dom Carlos Alberto Breis e o bispo emérito de Palmares Dom Genival. Além disso, milhares de leigos e de religiosos, como as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, autoridades políticas locais, familiares, amigos e alguns seminaristas, também prestigiaram esse dia ímpar na vida do padre Leandro, carinhosamente conhecido como padre Léo.

Fotos Carlos Wilker

A noite seguiu com a liturgia tradicional de Ordenação Sacerdotal, com a imposição das mãos do Arcebispo sobre o sacerdote e a entrega da patente e do cálice. Em sua Homilia, o arcebispo destacou a importância de amarmos verdadeiramente a Deus e ao próximo como nós mesmos, indo de encontro às relações supérfluas da atualidade. Também foram realizadas diversas homenagens de familiares e de amigos, inclusive sacerdotes que já foram curas da Paróquia de Santo Antônio, por meio de um emocionante vídeo produzido pela PASCOM local e de mensagens de carinho e de apoio à vocação de padre Leandro.

A noite finalizou com um lanche servido aos fiéis os quais vieram de comunidades mais distantes e de um jantar organizado pelas irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus no Restaurante Colibri, administrado por Irmã Mirian, diretora espiritual local.

Em preparação para esse momento único, na última terça-feira (17/09) ocorreu a Missa de Envio dos missionários em preparação para a Ordenação Sacerdotal do diácono Leandro Lira, na Capela de São Gabriel, em Peroba, povoado de Maragogi. O celebrante, padre Junior, destacou a importância desse momento tão marcante na história da paróquia e da Arquidiocese de Maceió. Ao término da Celebração todos participaram de um jantar comunitário.

Durante a semana houve missões nas áreas urbana e rural da cidade, com alguns irmãos seminaristas, freiras e leigos da Paróquia de Santo Antônio e de outras cidades. Com muita fé, alegria e desejo de levar o Evangelho principalmente aos mais necessitados de Cristo, as visitas ocorreram em várias residências, estabelecimentos comerciais e escolas.

Na sexta-feira, último dia do Tríduo Missionário, aconteceu a Celebração da Palavra ministrada pelo seminarista propedêutico de Marechal Deodoro Henrique, o qual destacou, além da Ordenação Presbiteral do diácono Leandro, a necessidade de buscarmos cada vez mais anunciar o Evangelho e da esperança que temos em nossas vidas com a ressurreição de Cristo.

Por Janderson Santos.