Pascom de Maceió realiza II Retiro em 2024 e inspira agentes de comunicação

Abraço – Conexão – Comunhão – Coração – Evangelização, foram as palavras que nortearam momentos orantes durante o retiro.

Marcos Filipe Sousa – Jornalista

(Fotos: Pascom Arquidicoesana - Carlos Roberto e Larissa Guedes)

Em um domingo, 27/10, marcado pela espiritualidade e pela troca de experiências, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Maceió reuniu seus agentes no Centro Social Dom Adelmo Machado, no Vergel do Lago. O retiro anual, conduzido pelo Padre Tiago Barbosa, assessor da Pascom no Regional Sul 1 e da Diocese de Marília – SP, proporcionou um momento de profunda reflexão e fortalecimento da missão da Pascom na comunidade.

Com o tema “O que andais conversando pelo caminho?” (Lucas 24, 17), o dia foi centralizado em que a Pascom vai além da simples captação de imagens, o encontro abordou a importância da comunicação como um instrumento de evangelização e acolhimento. Palestras inspiradoras, momentos de oração e partilha marcaram a jornada, promovendo um rico aprendizado sobre o papel do comunicador na Igreja.

Os participantes compartilharam suas impressões sobre o retiro. Gabrieli Lopes, uma das pasconeiras da Paróquia São Paulo Apóstolo, destacou a importância do encontro para ampliar sua compreensão sobre a Pascom: “Foi uma experiência muito diferente que agregou bastante à minha percepção como comunidade e sobre a Pascom. Amei o retiro e me sinto grata pelo convite”.

Lucas Moura, da Paróquia São Pedro Apóstolo, um dos participantes, expressou a importância do encontro: “Ontem foi um dia maravilhoso, de muita reflexão, partilha, aprendizado, e novo vigor para a missão. Agradeço a toda a Pascom Arquidiocesana pelo cuidado e carinho na organização do retiro e aos Padres Tiago e Rodrigo, pelo pastoreio e por nos transmitir o amor de Jesus em suas palavras, gestos e abraços”.

Ricardo Júnior, da Paróquia São Paulo Apóstolo, outro participante, ressaltou o fortalecimento da fé proporcionado pelo evento: “O retiro foi um dia cheio de graças e presença de Deus. Palestras ótimas com muitos aprendizados e lições, com certeza manteve minha fé mais firme em Deus cada vez mais!”.

Padre Rodrigo Rios, assessor pastoral da Pascom na Arquidiocese, destacou a importância da espiritualidade para os agentes: “É muito bonito ver tantos agentes em oração, deserto e serem conduzidos pelo Padre Thiago Barbosa. Posso dizer que esse momento é, de fato, um retirar-se, entender que a Pascom não é somente serviço e espiritualidade. Porque quando rezamos nos encontramos com Jesus Cristo”.

O Padre Tiago Barbosa, por sua vez, enfatizou o papel dos agentes como rosto misericordioso de Jesus: “Em cada paróquia, em cada forania, os agentes da Pascom são o rosto misericordioso de Jesus, que em forma de comunicação leva a salvação”.

Kelly Barros, da Paróquia Santa Rita de Cássia, também compartilhou sua alegria: “Estou feliz em participar. É importante parar, rezar, ver outras experiencias, e dividir a caminhada”.

A experiência foi marcante para muitos participantes, como Ellen Cristina, da Paróquia Nossa Senhora das Dores: “Esse é o meu primeiro retiro arquidiocesano, esta sendo um momento único, a Pascom não é somente servir, mas rezar. É muito bom momentos como esse de partilha entre os agentes das paroquias”.

Um destaque para a presença do padre Adriano Vieira, vigário forâneo da Forania Virgem dos Pobres, que dirigiu aos agentes da Pascom uma palavra de acolhida e motivação para a permanência firme na caminhada. A Santa Missa foi presidida por padre Tiago e ao final enviou os  Agentes da Pascom em missão e salientou que não deveriam esquecer que são discípulos missionários de Jesus Cristo.