Arcebispo de Maceió nomeia novo Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos

Na manhã desta terça-feira, 12 de novembro de 2024, nas dependências da Cúria Arquidiocesana, houve a reunião para a constituição do Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos. A reunião foi convocada pelo Arcebispo Metropolitano Dom Carlos Alberto Breis Pereira, OFM, quem, por direito universal, preside o Conselho (c. 492§ 1).

A existência de um Conselho desta natureza nas Igrejas particulares é obrigatória (c. 492 § 1). Este organismo de natureza deliberativa tem como missão coadjuvar o ordinário local na gestão dos bens temporais eclesiásticos. Conforme o cânon 493: “compete ao conselho para os assuntos econômicos, preparar todos os anos, segundo as indicações do Bispo diocesano, o orçamento das receitas e despesas, que se preveem para a administração de toda a diocese no ano seguinte e, no fim do ano, aprovar as contas das receitas e despesas.” e ainda é seu papel discernir com o Arcebispo acerca dos atos administrativos, em matéria econômica, de maior importância, no teor do cânon 1277.

Foram nomeados, por um período de cinco anos (c.492, § 2), os seguintes conselheiros, considerando os critérios elencados no cânon 492, § 1, peritos na ciência canônica, no direito civil, em assuntos econômicos e notáveis pela integridade de vida e amor à Santa Igreja: Pe. Me. Sérgio Ricardo Soares de Oliveira, Dr. Yves Maia Albuquerque, Dr. Sérgio de Souza Costa Gonçalves Lins, Dr.  Marcello Quirino Costa Silva e Sr. Júlio César  Carvalho Silveira.

Rogamos ao bom Deus que o trabalho deste novo Conselho redunde em abundantes frutos para a caminhada sinodal da nossa Igreja Arquidiocesana.