Seminário Arquidiocesano e Colégio Marista realizam Primeira Cantata Jubilar de Natal

O evento foi uma iniciativa da Arquidiocese de Maceió e do Colégio Marista, em celebração aos 120 anos da instalação do Seminário e 120 anos da criação da unidade de ensino, completados em 2024 e em 2025, respectivamente.

Por Mariane Rodrigues | Setor de Comunicação

( Fotos: Emerson Rodrigo | Pascom Seminário e Wanderlan Velozo)

Uma noite guiada pela música, pela fraternidade, pela esperança e pela celebração do nascimento de Jesus Cristo. Assim foi a primeira Cantata Jubilar de Natal, que encantou o público que compareceu ao Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção, no bairro do Farol, nessa terça-feira (3). Um coral cantado pelas crianças do Colégio Marista abrilhantou o momento, que reuniu a comunidade escolar, familiares e fiéis maceioenses.

O evento foi uma iniciativa da Arquidiocese de Maceió e do Colégio Marista, em celebração aos 120 anos da instalação do Seminário e 120 anos da criação da unidade de ensino, completados em 2024 e em 2025, respectivamente.

Segundo o arcebispo metropolitano, Dom Beto Breis, a noite festeja dois momentos históricos em um “grande momento” vivenciado pela primeira Cantata Jubilar de Natal. Mas ele lembrou que a noite também celebrou a presença de Deus no homem através de Jesus Cristo.

“Com essa cantata queremos celebrar o acontecimento por excelência: Deus se fez nosso irmão. Por vezes pensamos num Deus distante, mas no Natal Deus se revela na nossa carne. Somos amados por Deus e a prova desse amor é que Deus veio morar no meio de nós e permanecer conosco”, afirmou Dom Beto Breis.

A primeira cantata foi iniciada com a Orquestra Sociedade Musical Professor Wanderley de Santa Luzia do Norte, que uniu ritmo aos cânticos de Natal. O ponto alto da noite foi a encenação do nascimento de Jesus Cristo. Alunos do Colégio Marista recriaram o fato histórico, narrado pelo personagem de São Francisco de Assis, interpretados por seminaristas. O enredo aborda a chegada do Anjo Gabriel, como mensageiro de Deus, que anuncia a vinda de Jesus Cristo, dando início ao maior mistério da vida.

A história da vinda de Cristo à terra foi encenada em meio aos cânticos natalinos e de louvor emitidos pelos estudantes do colégio Marista, que ficaram dispostos nos janelões da fachada do prédio histórico do Seminário Diocesano. O coral foi acompanhado pelos instrumentos do Coro Crisma.

O diretor do Colégio Marista, Irmão Dener Souza, lembrou que a noite de Cantata Jubilar foi pensada em agosto deste ano, quando ele, em tom de brincadeira, externou ao arcebispo Dom Beto Breis o desejo de fazer uma Cantata de Natal para celebrar os 120 anos do Seminário e do Colégio Marista.

“Ele nos pegou de surpresa na festa de Nossa Senhora de Assunção. Ao final da missa, anunciou para toda a comunidade que teríamos a cantata de Natal. Eu fiquei assustado de início porque não esperava esse sim e naquele momento tão especial para nós. E desde aquele dia, passamos a sonhar com este momento. E estamos aqui hoje para vivê-lo e que bom que tanta gente abraçou esse momento de gratidão para nós”, expõe o diretor.

Na ocasião, o reitor do seminário diocesano, Pe. Márcio Nunes, lembrou que o Seminário de Nossa Senhora da Assunção foi a primeira instituição de Ensino Superior de Alagoas.

“Teve como fundador Dom Antônio Brandão, que fundou também o colégio Marista. Nesta noite jubilar, estamos muito felizes com essa parceria entre Marista e Seminário, duas instituições ligadas ao ensino e à educação. De maneira especial, quero acolher as famílias presentes. Como é bonito contemplar pais, mães, filhos, famílias nesta Cantata de Natal”, reforçou o Padre Inácio Manoel.

Estiveram presentes também o promotor de Justiça Gustavo Arns; a juíza da Vara da Infância e Juventude, Fátima Pirauá; o chefe de gabinete da Prefeitura de Maceió, Felipe Lins; e o desembargador do Tribunal de Justiça Fábio José Bittencourt Araújo.