Maceió sedia 20ª Assembleia Regional da Pastoral Familiar NE2

Por Rose Lino – Comunicação Arquidiocese de Maceió

Centenas de membros das diversas comissões da Pastoral Familiar de diversas dioceses de quatro estados estiveram presentes na abertura da 20ª Assembleia Regional da Pastoral Familiar NE2, realizada no Colégio Marista de Maceió, na noite de sexta-feira (16). A Assembleia este ano teve como tema central “Famílias sois a esperança da Igreja e do mundo (Papa Francisco) e como lema “Alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração” (Rom 12,12).

Ao todo, estiveram no evento representantes de 18 das 21 dioceses espalhadas pelos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A abertura da assembleia contou com louvores e a palavra do Vigário Geral da Arquidiocese de Maceió, Monsenhor José Augusto e também do Bispo Referencial da Pastoral Familiar NE2, Dom Dulcenio Fontes de Matos, líder da Santa Igreja em Campina Grande/PB. “A missão da Igreja é de custodiar as famílias de Cristo e atentar-se apenas aos mecanismos que estão prejudicando as famílias cristãs em todo o mundo.

Em muitos países que diminuiu o número de matrimônios, diminuiu também o número de pessoas que decidiram ficar sozinhas. Estes riscos se transpõem ao modelo de compreender a famílias isso pode se transformar um lugar de passagem, enquanto os vínculos são deixados sob a precariedade dos desejos e circunstâncias. Cada um julga como lhe parece, como se não houvesse verdades, valores e princípios que nos guiam. A exclusividade matrimonial tem sido destruída pelos caprichos da infidelidade”, atentou Dom Dulcenio.

O Vigário Geral da Arquidiocese de Maceió afirmou que é uma grande alegria receber a Assembleia da Pastoral Familiar na capital alagoana. Para ele a troca de experiências é um estímulo para as famílias. “É como um presente. Num atual momento em que temos que investir muito na caminhada da família. Temos que viver grandes experiências dessas 18 dioceses. Acolhermos esta caminhada é um grande estímulo para todos de nossa arquidiocese. Tudo isso é muito enriquecedor”, disse Monsenhor José Augusto.

Cláudia Santos, coordenadora Arquidiocesana da Pastoral Familiar, ressaltou as ações que serão realizadas a partir da assembleia, visando o bem estar das famílias. “É importante semear o bem estar das famílias e receber a Assembleia em Maceió é algo muito bom para nossa arquidiocese, que se encaminha para o centenário. Estamos focando em palestras, testemunhos e troca de experiências para o pré-matrimônio e também para o próprio matrimônio. Nós temos focado em vários momentos da vida dos casados, para que possamos ajudar as famílias a viverem melhor”, finalizou.

A assembleia continuou no sábado 17, com a Celebração Eucarística na capela do Colégio |Marista e foi presidida por Dom Antônio Muniz, Arcebispo Arquidiocesano de Maceió, concelebrada por Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo de Campina Grande/PB além dos padres representando os regionais. Na homilia Dom Antônio reforçou a questão da missão da Igreja em custodiar as famílias de Cristo e atentar-se aos mecanismos que estão prejudicando as famílias cristãs em todo o mundo. Cabe a igreja também ajudar a construir bases familiares fortes para que os pais eduquem seus filhos na fé e nos valores cristãos.

Após a Santa Missa, os participantes se dirigiram ao Seminário Arquidiocesano onde os trabalhos da Assembleia seriam continuados, e culminando o dia com a noite cultural onde aconteceram apresentações culturais sobre Alagoas em forma de música, vídeo mostrando pontos importantes, bem como as dioceses do estado; de uma apresentação do pastoril do Juvenópolis, representando as cores da nossa bandeira o azul e o vermelho e encerrando com o trio “Abanos do Forró” que levou os presentes a se confraternizarem ao som de um bom forró pé-de-serra.

O domingo 18 e último dia da Assembleia teve início com a Celebração Eucarística presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo de Campina Grande/PB e concelebrada pelos padres: José Ediberto de Campina Grande/PB, Iran de Souza da Diocese de Guarabira /PB, Rosivaldo Torres da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Arquidiocese de Recife/PE e Givanildo da Diocese de Petrolina/PE; além de três seminaristas e animada pelo Ministério de Música “Santa Face” da Paróquia Santa Terezinha  do Menino Jesus na Serraria.

Dom Dulcenio iniciou a homilia saldando as dioceses presentes e lamentando a falta das demais pois o objetivo desse tempo do advento é nos prepararmos para o dia dos eleitos. “Tudo é provisório e relativo como o céu e a terra mas só uma coisa não passa, a Palavra de Deus. Nós acreditamos na ressurreição e ela não começa depois da morte ela começa agora e apesar das nossas fraquezas o Pai é misericordioso e nos perdoa mas, vai nos cobrar como fomos cristãos, como fomos padres, pais, mães, patrões, filhos. Ninguém se salva sozinho mais sim na unidade o Pai e o Filho é um ser para o outro e os dois para enviar o Espírito Santo. O amor o perdão a renovação, a vida que cura é a comunhão com Deus. Onde Deus está não existe espaço para raiva, para a competição, para um ser melhor que o outro. Seguir Jesus é ouvir e seguir sua palavra”, concluiu o celebrante.

No final da celebração Dom Dulcênio agradeceu a toda equipe do regional NE2 que é coordenada por Milton e Lourdes, ao Pe. Ediberto que é o Assessor Eclesiástico do regional da pastoral familiar e também a organização o amor e a doação da equipe de Maceió nas pessoas de Cláudia e Carlos.

O casal coordenador diocesano da pastoral familiar Cláudia e Carlos agradeceram a Deus pela escolha de Maceió para acolher a Assembleia, a toda comissão diocesana, aos hospedeiros, aos diáconos, seminaristas, ao colégio Marista e ao Ministério de Música Santa Face.

Em seguida foi feito a apresentação de Maria José Martiniano, Assistente Técnica da Pastoral da Criança da Diocese de Penedo sobre os 1000 dias de uma criança; foi feito o repasse do 1º Encontro Nacional Perdas e Viuvez; foram dados os encaminhamentos pastorais incluindo o Plano Pastoral a prestação de contas, apresentado o Calendário de Ações do Regional para 2019 e foi entregue a imagem da Sagrada família ao casal de Garanhuns sede da próxima Assembleia Regional da Pastoral Familiar em 2019, e com a Oração de Envio foi encerrada a 20ª assembleia.