Por Mariane Rodrigues | Setor de Comunicação
Começa nesta quinta-feira (9) a festa do Padroeiro São Gonçalo do Amarante, que será realizada na paróquia de mesmo nome, localizada na Avenida Aristeu de Andrade, no bairro do Farol. As celebrações começam às 18h30 com oração do Terço e depois com a Santa Missa. Elas vão até o próximo domingo (12), finalizando com uma procissão.
Esperança será a mensagem central dos quatro dias de festa em homenagem ao santo português, colocando-o como exemplo e modelo e acompanhando o Ano Jubilar 2025, que tem como tema “Peregrinos da Esperança”.
Para o Padre Elison Silva, que administrará as celebrações, a festa de São Gonçalo é uma oportunidade de reunir a comunidade do Farol e os maceioenses no geral, para viver e experimentar a fé e a graça de Deus.
“Como o povo que se reúne para celebrar, antes de tudo, meditar a palavra de Deus e crescer na verdadeira esperança que é Cristo Jesus. A esperança na vida futura, na eternidade, a esperança como um caminho seguro para afirmar que Jesus é esperança. A esperança como virtude que nos aproxima da fé e da confiança em Deus”, pontua o cônego.
A festa de São Gonçalo, segundo Padre Elison Silva, é um momento de fortalecer os laços da comunidade e a expectativa é que toda a vizinhança compareça nos quatro dias.
Igreja de São Gonçalo
A primeira igreja de Maceió foi a de São Gonçalo, mas não a capela como existe hoje e nem na mesma localização. Conforme explica Padre Elison, ela foi construída no período de engenho onde hoje fica a Catedral Metropolitana, denominada de Igreja Nossa Senhora dos Prazeres.
A igreja de São Gonçalo, então, foi demolida. Uma nova foi construída no que antes era chamado de Alto da Jacutinga, atualmente o bairro do Farol.
“Ela foi construída de um antigo paiol de pólvora. Na verdade, foi adaptada daquele paiol antigo. A cidade estava crescendo e o paiol precisou mudar para mais distante, e ali foi aproveitado para ser a Igreja, e a imagem foi levada de onde hoje é a Catedral para a Igreja de São Gonçalo”, relatou o padre Elison.
Ao longo do tempo, a estrutura foi ganhando novas adaptações, inclusive na fachada, para dar ao local o aspecto de igreja.
São Gonçalo
São Gonçalo é um santo português que, desde muito cedo, tinha o desejo de ser padre. Preparou-se na Arquidiocese de Braga, onde foi ordenado sacerdote, tornando-se pároco da freguesia de São Paio de Vizela. Depois, ele optou por peregrinar na Terra Santa, passando 14 anos seguindo os passos de Jesus.
Diz a história que São Gonçalo era uma pessoa feliz, gostava de música e rodas de viola. Não à toa, ele é considerado o protetor dos violeiros.
Também está na história que, ao retornar para a sua paróquia de origem, São Gonçalo não pode mais administrá-la. Em seu lugar, estava um sobrinho dele que tinha alegado que Gonçalo havia falecido.
Então, São Gonçalo se retira e vai pregar o evangelho até às margens do Rio Tâmega, onde hoje existe a Igreja e Convento São Gonçalo, na cidade de Amarante, em Portugal. Ali, ele fez a sua experiência de oração e de meditação e pediu um sinal à Nossa Senhora de Assunção. “O sinal é de que ele deve ingressar numa ordem religiosa, e ele entra na ordem dos dominicanos. É onde ele passa o resto do tempo da sua vida, servindo a Deus com verdadeira generosidade”, conta Padre Elison.
O dia de São Gonçalo, no calendário litúrgico, é celebrado sempre no dia 10 de janeiro.
Confira a programação na Paróquia de São Gonçalo, no bairro do Farol:
09/01
18:30 – Oração do Terço
19h – Santa Missa
Convidados: Ministros Extraordinários e Terço da Família
10/01
18:30 – Oração do Terço
19h – Santa Missa
Convidados – Grupo Mãe de Deus e Terço dos Homens
11/01
15:30 – Oração do Terço
16h – Santa Missa
Convidados – Grupo Caminhando com Maria e Movimento dos Folclores
12/01
15h:30 – Oração do Terço
16h – Santa Missa
Convidados: Irmandade do SSMO Sacramento
Após a missa, procissão com a imagem de São Gonçalo