Jornal O Semeador

Edição nº 01

O jornal O Semeador foi fundado no início do século XX pelo então bispo de Alagoas, dom Manoel Antônio de Oliveira Lopes (1861 - 1922). Os padres Antônio José de Cerqueira Valente, Luiz Carlos de Oliveira Barbosa e Franklin Casado de Lima foram escolhidos por ele para a missão de coordenar e planejar a execução do impresso. A primeira edição do jornal foi lançada em 2 de março de 1913.

O Semeador inicialmente era veiculado diariamente mas, ao longo dos anos, ganhou diversas reformulações. Em 1969, o impresso da Arquidiocese passou a ser publicado semanalmente. E em 1982, tornou-se quinzenal, permanecendo assim até hoje. O jornal tem uma marca histórica dentro do jornalismo alagoano. Atualmente, O Semeador é o mais antigo jornal impresso em circulação de Alagoas.

Durante esses mais de 100 anos do impresso, muitas pessoas contribuíram para o jornal. Dentre os mais atuais, destaca-se o trabalho do padre Eduardo Tadeu (falecido em 2013), que esteve à frente das reformulações e celebrações do Centenário do periódico, em 2013.

Nas mais de 18 mil edições do jornal, o empenha de outras pessoas foi fundamental. Como do arcebispo metropolitano, dom Antônio Muniz, o arcebispo emérito de Maceió, dom Edvaldo Amaral, padres da Arquidiocese, além de integrantes das Pastorais da Comunicação das paróquias e da comissão de Comunicação da Arquidiocese de Maceió.

Atualmente a redação do jornal fica localizada nas dependências da Cúria Metropolitana, no bairro do Farol, em Maceió. O jornal possui um Conselho Editorial, formado pelo padre Rodrigo Rios, Maria Cícera, Carlos Roberto, Micheliny Tenório, Marcos Felipe e pela Comunicação da Arquidiocese de Maceió. E tem como diretor-geral o arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes.

O jornal atualmente é impresso pela gráfica Tribuna Independente, que pertence à Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos de Alagoas.