Rose Lino / Pascom Arquidiocesana
Aconteceu na terça feira, dia 18 de dezembro, as 19:30hs o Concerto de Natal na Catedral Metropolitana de Maceió. O Concerto foi composto de 13 coros regidos pelo maestro Gustavo Campos, além do Coro “Primeira Voz” que é um Projeto cultural Municipal de Maceió, TEIA, formado por crianças e adolescentes de três escolas municipais localizadas no bairro Benedito Bentes e regido pela Maestrina Elisângela Leandro e do “Coro Infantil do Colégio Santa Madalena Sofia” também regido pelo Maestro Gustavo Campos.
“É uma experiência ímpar porque há 16 concertos que a gente se reúne na Catedral que é um templo muito propício para fazer esse repertório da música sacra a música erudita. Este ano quase não acontecia, mas unimos forças e estamos realizando com três atos o primeiro ato com solistas, cantores líricos, o segundo ato com crianças inclusive com crianças de um projeto chamado Primeira Voz do Benedito Bentes, que é formado por três escolas municipais, prosseguindo com o coro Infantil do Madalena Sofia e o terceiro ato está reunido todos os coros regidos por mim e também os coros convidados”, disse o maestro Gustavo Campos.
Para Maria Rosângela, diretora da escola Benedita da Silva, Benedito Bentes II, “O Cante Coral surgiu com o Ponto de Cultura que é um projeto da Secretaria de Educação do Município com a Secretaria de Cultura e temos uma parceria e o Ponto de Cultura que é feito através da ‘Primeira voz’ que é uma ONG que está dentro da escola e que atende 50 alunos. O projeto vem mudando muito a vida dos nossos alunos porque eles se disciplinam, entendem que precisam falar baixo, que para cantar não precisa gritar, e vemos que os alunos se empenham em ensaiar e até corrigem alguns professores, nós notamos que há um empenho muito grande.”.
Letícia Vitória Silva de Oliveira é aluna da escola municipal Paulo Bandeira, uma das participantes do Coro Primeira Voz diz que: “É muito especial participar desse Canto Coral de hoje. É incrível cantar no Natal, pois Jesus nasceu para o nosso bem. Então peço a Jesus que abençoe todos nós”.
Aline Dória, coordenadora do coro e de eventos do Colégio Santa Madalena Sofia diz que o coro fará 20 anos em 2019 e a cultura da arte começa desde os pequenininhos, desde o maternal até o 5º ano então essa realidade da música clássica da música erudita para eles é muito forte porque eles vivenciam isto na sala de aula.
“O coro é formado por crianças de 5 a 14 anos com um repertório bem eclético, voltado para as crianças com peças eruditas e com peças de populares eles cantam coisas que estão acostumados no dia a dia é um projeto que iniciou com a diretora Sandra Alencar que contratou o maestro Gustavo Campos que é nosso maestro há quase 20 anos. É muito importante essa vivência, essa realização então a Cantata Natalina da catedral é um marco, um evento esperado por todos da escola, pais professores e crianças que estão muito felizes”.
Ana Júlia, aluna do Colégio Santa Madalena Sofia já está no coral há três anos e fala que é muito importante cantar. Ela nos diz: “Todos têm de saber que uma voz existe em cada um e cantar no Natal é muito importante porque eu queria cantar uma música de Natal para Deus ouvir. A primeira vez que fiz um solo falei para minha família que fiquei envergonhada e que ia sair do coral, mas meu pai me deu o maior incentivo, inclusive meus dois irmãos também farão parte do coral”.
O Concerto contou também com a presença da maestrina Patrícia Albuquerque regendo os coros Canto Livre e Embracanto e da Maestrina Elisangela Leandro que além do coro Primeira Voz regeu o Coro Schekinah e participa desse evento há muitos anos e nos disse que este é inédito porque.
“Vamos ter a participação de um grande coro de crianças de escolas municipais e que foi abraçado pelo concerto pela primeira vez. É muito importante como regente e também para as crianças esse movimento coral de inovação, de aprendizado musical, de interação, de saber dividir a qualidade musical com os outros amigos, de aprendizado mesmo e é muito bom estar aqui pois a cada ano é um novo concerto é uma nova aprendizagem que eu tiro deste momento pois estar com eles é muito bom, dá trabalho, mas o resultado é gratificante”.
O concerto emocionou os presentes que aplaudiram a cada coro com muita alegria e emoção. No final da apresentação o Maestro Gustavo Campos agradeceu a presença de todos que vieram prestigiar essa noite musical, aos músicos instrumentistas, aos coros, as maestrinas, aos solistas e ao Cônego Severino Fernando de Souza, Reitor da Catedral pelo espaço e pela acolhida carinhosa.