A Paróquia Senhora Sant’Ana, na cidade de Santana do Mundaú, localizada na Área do Vale do Mundaú, vai celebrar a festa da padroeira Senhora Sant’Ana. A programação começa nesta sexta-feira (11) e vai até o dia 20, com a solenidade. Os fiéis vão refletir sobre missão.
O administrador paroquial, padre Givaldo Rocha, reforça sobre o tema proposto. “Em sintonia com nossa Arquidiocese, que celebra o Centenário, refletiremos durante o novenário sobre a nossa missão cristã, na qualidade de Discípulos e Missionários do Senhor Jesus, isto é, a nossa atuação na Igreja e no mundo”, afirma.
A abertura acontecerá às 19h com a recitação do Terço Mariano, Santa Missa, procissão e hasteamento da bandeira. As missas na Igreja Matriz serão sempre às 19h30 durante o novenário, com a participação na liturgia dos grupos e comunidades. Os fiéis poderão participar da quermesse na Praça Sant’Ana, à noite, de 12 até o dia 18. O tradicional leilão de animais será realizado no domingo (13) às 15h.
O dia solene, no dia 20, começa com a Alvorada Festiva às 06h. Ainda pela manhã, terá a Missa às 09h. A procissão com a imagem da padroeira e mais 10 andores patrocinados por devotos da comunidade sairá pelas ruas a partir das 16h. A bênção do Santíssimo Sacramento coroa o encerramento das festividades.
Confira a programação completa aqui. Mais informações nas redes sociais: @paroquiasantana
História
Pelos dados históricos e relatos dos moradores mais antigos do município, a devoção a Senhora Sant’Ana, em Santana do Mundaú, surgiu no século XIX com a chegada dos primeiros moradores e a construção da capela dedicada à avó de Jesus. O sino da Igreja Matriz está datado com o ano de 1817.
Devido ao período chuvoso no mês de julho, data litúrgica da Festa de Santa Sant’Ana e São Joaquim, a festa ficou definida para ser celebrada em janeiro. Inicialmente a festa era assumida pelos chamados “juízes de festa” que se deu até 1991. Depois dessa data, a Festa da Padroeira passou a ser assumida pela Comissão Organizadora da própria comunidade com o apoio da Paróquia de Santa Maria Madalena, de União dos Palmares, à qual pertencia.
Em 2013, com cinco anos de paróquia, padre Givaldo Rocha definiu, com a comunidade, o novenário como festividade, antes só tríduo, e a data da solenidade sendo sempre no terceiro domingo de janeiro. Em julho, a comunidade festeja Senhora Sant’Ana com o tríduo.
Pascom Mundaú