Flexeiras recebe a imagem peregrina da Virgem dos Prazeres, Padroeira da Arquidiocese

Ato marca o início da peregrinação em comemoração aos 100 anos da Arquidiocese de Maceió

Foto: Carlos Roberto/ Pascom Arquidiocesana

Em momento de grande emoção, fiéis da Área Pastoral Noroeste da Arquidiocese de Maceió, concentrados na entrada da cidade da Flexeiras, receberam, na noite dessa quarta-feira (9), a imagem peregrina de Nossa Senhora dos Prazeres, que veio de Maceió para Flexeiras, onde teve início a peregrinação comemorativa ao centenário arquidiocesano.

Após a procissão pelas principais ruas da cidade, a imagem da Padroeira de Maceió foi entronizada na Matriz de São Sebastião onde permanecerá até esta sexta-feira (11), quando irá para o município de Joaquim Gomes.

Padre Tito Regis presidiu a Celebração Eucarística e concelebraram padres Luiz Rodrigues, o pároco; Gilmar Custódio, Luiz Sampaio, Cesário Borba, Elias Roberto, padres das Paróquias da Área Noroeste. Diácono José Aparecido também esteve presente, e animada liturgicamente pelo Ministério Koynonia. Em sua homília, o sacerdote destacou a importância da peregrinação. “O essencial dessa festa é a missão. É a evangelização”, afirmou Padre Tito.

 Preparativos

A imagem que está na Matriz de São Benedito, em Flexeiras, e depois peregrinará em outras paróquias da Arquidiocese, pertence à Catedral Metropolitana de Maceió e normalmente é a que sai em procissão no dia dedicado a Nossa Senhora dos Prazeres, 27 de agosto.

A Comissão de Infraestrutura do Centenário é responsável pela estrutura itinerante que irá percorrer toda a Arquidiocese até novembro de 2019, sendo compostas pela imagem da Virgem dos Prazeres, 50 capelinhas com imagens menores, a cruz, símbolo do centenário que tem 4 metros, e um ostensório grande.

No final da Santa Missa, as capelinhas foram entregues a 50 missionários que estarão visitando os lares flexeirenses até amanhã, levando orações para as famílias paroquianas. Os missionários receberam, como presente, uma cruz peitoral que tem formato da cruz comemorativa do centenário.

 

 

 

Foto: Carlos Roberto/ Pascom Arquidiocesana

A missionária Emília Laura falou sobre a importância da missão que lhe foi confiada. “Na verdade, é um presente de Deus poder levar junto com a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres alegria, paz e misericórdia para tantas famílias necessitadas do amor de Deus”, ressaltou Emília.

Imagens da Virgem dos Prazeres (em tamanho da que peregrina) podem ser adquiridas por todas as paróquias para que sejam entronizadas. Cada paróquia recebe uma imagem para uma imagem para ser feito uma rifa entre os fiéis e a renda revertida para as ações do centenário. Por iniciativa da Comissão do Centenário, o valor arrecadado com a rifa da imagem doada à Paróquia de Flexeiras será direcionado à reconstrução do teto da antiga matriz, que teve parte desabada no início da semana.

Primeira Paróquia

Padre Luiz Rodrigues, pároco de Flexeiras, descreveu o sentimento por ser a primeira paróquia da Arquidiocese a receber a imagem peregrina.

“Por providência de Deus somos os primeiros a receber a imagem e nos sentimos muito felizes. Contudo, foi desafiante organizar a primeira visita, mas isto anima a nossa fé por sermos a porta de entrada para essa belíssima peregrinação. ”, descreveu Padre Luiz.

A articuladora da Pascom para a Área Noroeste, Alicia Sanderly, falou sobre a programação para o momento.

“Teremos uma programação incluindo visitas aos enfermos, missas, momentos de oração, visitas dos missionários com os oratórios e outras ações que serão desenvolvidas até sexta-feira, quando a peregrinação seguirá para Joaquim Gomes”, explicou Alicia.

Após Joaquim Gomes, a peregrinação continuará pelas Paróquias de Novo Lino, Colônia de Leopoldina, Jundiá, Campestre e Jacuípe, quando a imagem peregrina deixará a área Noroeste no dia 30 de janeiro.

Micheliny Tenório

Comunicação Arquidiocese de Maceió