“O bom filho à casa retorna”. Após 10 meses de estágio como diácono, o neo-sacerdote Padre Adriano Vieira voltou na noite desse sábado (26) à Comunidade de São Pedro Apóstolo, no bairro Vergel do Lago, para presidir a primeira missa após sua ordenação, ocorrida na última sexta-feira na Catedral Metropolitana.
Antes de dar início à Santa Missa, Padre Adriano aspergiu água benta nos fiéis, que organizaram uma recepção calorosa e acolhedora para o presbítero. Era visível a alegria de ter o Padre Adriano na comunidade. A torcida por sua permanência é desde o diaconato, mas, o sacerdote é cauteloso sobre sua missão.
“Dependemos do coração do nosso arcebispo e da vontade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Vamos aonde a Igreja precisa”, declarou Padre Adriano.
Em sua homilia, o neo-sacerdote refletiu sobre o tempo que as pessoas destinam a Deus por meio das orações e do amor ao próximo, e destacou a necessidade da unidade com Cristo e da intimidade com Deus. Na procissão do ofertório, Padre Adriano foi agraciado com flores.
Antes da benção final, a emoção foi maior que as palavras. Padre Adriano recebeu homenagens em textos e presentes da Comunidade. O seminarista Lucas cantou a música Padre, de Padre Antônio Maria, o que fez o neo-sacerdote ir às lágrimas e relembrar fato de sua infância que despertou para sua vocação.
“Eu fugia de casa para ir à missa na Comunidade de Nossa Senhora das Dores, na Vila Saem, e eu dizia a Padre Tromboto que um dia queria ser como ele e hoje eu sou padre”, confidenciou Padre Adriano ao revelar que tinha 7 anos quando tomou a decisão mais importante de sua vida.
Após a benção final, os fiéis beijaram as mãos consagradas do neo-sacerdote em virtude da unção com o Santo Crisma.
Permanência na Comunidade
Após a Santa Missa, a Comunidade ofereceu uma recepção para o Padre Adriano e declararam o desejo por sua permanência. Cícera Feitosa, Ministra da Eucaristia e participante da Renovação Carismática, enumerou as qualidades do neo-sacerdote.
“É uma pessoa humilde e paciente, nos compreende e nos aconselha em nossas ações. Queremos que ele fique aqui conosco, pois, ele é como um filho para nós, muito amado”, declarou Dona Cícera.
O coordenador da Pascom na Comunidade, João Vitor da Paz, endossa as palavras da ministra.
“Padre Adriano nos mostra e ensina tudo que ele tem de melhor para nós e a cada aprendizado vai nos transformando a ser igreja, que é o essencial. Ele sempre fala que a oração é a base de tudo e por isso devemos sempre rezar em comunidade”, ressaltou João Vitor.
Diante de tantas declarações, Padre Adriano se mostra grato: “Quando você vê esse amor todo da comunidade realmente emociona. O nosso ministério é sublime em ser verdadeiramente um pastor e cumprir o papel que Dom Antônio me designou aqui nessa área pastoral”.
Padre Adriano permanece na Comunidade São Pedro Apóstolo aguardando definição do Arcebispo Dom Antônio Muniz sobre a paróquia que irá assumir. O neo-sacerdote é natural do município de Capela, onde estará presidindo a Santa Missa no início de fevereiro.
Micheliny Tenório – Pascom Arquidiocesana