Arcebispo oficializa posse de Padre Luiz Calado na Paróquia Menino Jesus de Praga

 

foto: Carlos Roberto /Pascom Arquidiocesana

Nesse último sábado, dia 26 de janeiro, aconteceu, durante o novenárioda festa do Menino Jesus de Praga, o rito de posse  do novo Administrador Paroquial na ParóquiaMenino Jesus de Praga no Pinheiro. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Maceió Dom Antônio Muniz, concelebrada pelos padres José Aloísio Oliveira da Silva que deixou a paróquia e padre Cícero Luiz Gomes Calado que será o novo pároco. Além deles estavam presentes o diácono Erisvaldo Gouveia Correia e animada pelo Coral Santa Face da Matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus na Serraria.

foto: Carlos Roberto /Pascom Arquidiocesana

A cerimônia foi iniciada na porta da matriz onde o Arcebispo passou as chaves recebidas das mãos do padre Aloísio, depois de oito anos na administração da paróquia e passou para as mãos do padre Luiz Calado que assumirá a “responsabilidade de exercer seu poder não abrindo as portas da igreja para ao mal, mas sim para o bem, para o povo de Deus” disse Dom Antônio. Em seguida foi entregue ao Pe. Luiz Calado a chave da capela do Santíssimo que foi abençoada e incensada pelo novo administrador paroquial. Após a liturgia da palavra o padre Aloísio leu o Decreto Canônico (Provisão) de posse do Padre Cícero Luiz Gomes Calado como Administrador paroquial da Paróquia Menino Jesus de Praga. Na sequência foi feita a homilia por Dom Antônio que ressaltou: “É uma liturgia eucarística que se reveste de uma responsabilidade muito grande perante o povo de Deus. Pe. Aloísio já fez isso há 8 anos e já passou as informações ao novo padre. São muitos grupos para ser coordenados sem privilégio algum, mas sim todos trabalhando para o desenvolvimento da paróquia. O único julgo é o de Jesus e o pe. Luiz não será juiz de ninguém. Todas as chaves foram entregues e digo: existe uma terceira chave que eu “Dom Antônio”, não posso dar, não tenho esse poder e essa chave é a do coração dos paroquianos. É uma conquista diária do padre com a comunidade e da credibilidade do pastoreio do novo padre. Só com a conquista é que padre Luiz vai conseguir os corações dos fiéis e esse tempo vai chegar. Após a confiança cada um dirá sobre a intimidade da sua vida através da confissão”.

foto: Carlos Roberto /Pascom Arquidiocesana

O Arcebispo passa então a estola roxa ao padre Luiz e diz: “O poder de confessar, de conciliar com Deus esses fiéis é dado por essa estola. São Francisco de Sales dizia: ‘Peque pela bondade e não por egoísmo pois maior que nossos pecados é a misericórdia de Deus’! ”. Os fiéis saldaram o novo padre e agradeceram ao Pe. Aloísio com muitas palmas e em seguida o Sr. Elmanoel Machado, coordenador da liturgia, acolheu o novo padre com muita alegria e aproveitou para contar um pouco sobre a vida do Pe. Luiz Calado. Ordenado padre na paróquia Santíssimo Coração de Maria, na cidade de mesmo nome na Bahia e que ao ser ordenado padre Luiz falou: “Eu me consagro por Ele para que eles também sejam consagrados”. O orador continuou pedindo a proteção de São Tito e São Timóteo, que eles abençoem o novo padre e que ele exerça seu serviço com muita alegria e amor.

Padre Luiz Calado agradeceu a D. Antônio pelo apoio na Paróquia Sagrada Família (Jacarecica) e diz que pediu uma comunidade de oração e recebeu esta. Falou ainda: “Estou muito feliz pois o Senhor me deu a graça através do seu pastor. Já me sinto paroquia Menino Jesus de Praga e peço palmas de gratidão a D. Antônio e gratidão ao padre Aloísio pelo apoio. Agradeço também a paróquia Sagrada Família com as comunidades de Riacho doce, Santa Luzia, Surubim (Pernambuco), São Sebastião e a Paróquia de Santo Amaro em Paripueira que aqui se fazem presentes. Convido a todos para saldarem com uma grande salva de palmas a nova paróquia”.

Para encerrar a solenidade o Arcebispo pediu orações para a cidade de Brumadinho que está vivendo momentos difíceis com a tragédia anunciada que se abateu sobre ela, como também lançou uma campanha onde cada um que puder ajudar com qualquer quantia, entregue ao padre de sua paróquia num envelope com o nome SOS BRUMADINHO. Tudo que for arrecadado será enviado para o Arcebispo de Belo Horizonte para ajudar as vítimas daquela cidade. Pediu também que continuemos orando pelo Pinheiro, que continuemos somando forças para enfrentarmos o que estar por vir. Ouçamos as autoridades e que não devemos dar créditos as pessoas que só espalham desgraças com notícias falsas. Encerrou a celebração citando Jesus Cristo: “Coragem, não tenham medo, Eu venci o mundo! ”

 

Por Rose Lino / Pascom  Arquidiocesana