Milhares de fiéis participaram da procissão de Santa Maria Madalena, na cidade de União dos Palmares, no interior de Alagoas. No último sábado, 2, fevereiro, marcando o encerramento do novenário da festa na Paróquia.
Uma tradição de fé que se repete há 184 anos, contando com a participação de devotos de diversos lugares da região e do país. Este ano o novenário teve como tema central “Com Santa Maria Madalena somos uma Igreja em saída, rumo ao Centenário da nossa Arquidiocese”. Que teve inicio no dia 24 de Janeiro, durante a festa teve uma vasta programação.
A festa de Santa Maria Madalena é um momento impar para a cidade, atrai muitos visitantes, principalmente aqueles que se ausentaram por algum motivo, e nessa época do ano retornam, para prestigiar a festa da excelsa e amada padroeira.
Ao decorrer da festividade cada noite teve um celebrante diferente convidado de outras paróquias e cidades adjacentes, contou também com noiteiros, que foram responsáveis pela animação das noites; como forma de acolher a paróquia e os distintos grupos que a compõe.
Solenidade – Dia festivo
O dia 02 de fevereiro é o dia mais aguardado pelos devotos, pois, é o ápice da festa, o dia especialmente dedicado à Santa Maria Madalena. A celebração Eucarística foi presidida por Dom Antônio Muniz Fernandes, às 9h manhã. Na parte da tarde, houve a grande procissão da charola, que tradicionalmente saem várias charolas de diversos santos, que são doadas por famílias e grupos.
Como acontece na paróquia ao encerrar a festa é realizada a Santa Missa, que foi presidida por padre George, pároco da paróquia. E em seguida é feito o descerramento da bandeira, que seguiu em procissão para a casa dos padres. O mastro, símbolo de fé do povo palmarino, o qual é levado nos ombros dos fieis, é carregado até a Praça Basiliano Sarmento, onde é erguido, para que, antes de iniciar-se o novenário, seja feito o asteamento da bandeira, que sai em solene procissão pelas ruas da cidade.
Por; Pascom União Palmares