99 anos: Relembre a história da Arquidiocese de Maceió

Nesta quarta-feira (13) a Igreja de Maceió celebra 99 anos de sua elevação à Arquidiocese. Para celebrar a data, vamos fazer um passeio histórico no início de tudo.

A Arquidiocese de Maceió pertence ao Regional Nordeste II, juntamente com mais 20 dioceses dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. O Regional Nordeste II foi estruturado canonicamente em 396 anos, de 1614 a 2010, entre o pontificado de Paulo V a Bento XVI, o que representa 33 pontífices.

A Arquidiocese de Maceió começou a ser criada com a expansão do estado de Alagoas no sul da então diocese de Olinda. A abundância de recursos naturais desta cidade um grade centro turístico. A então diocese de Olinda foi desmembrada e deu origem a outras dioceses sufragâneas. Em 19 de maio de 1910, por decreto da Sagrada Congregação Consistorial, foi então elevada à Arquidiocese e Sede Metropolitana.

Em 03 de abril de 1916, foi cria a diocese de Penedo pela bula Catholicae Ecclesiae Cura, desmembrada da então diocese de Alagoas. Alagoas começava a crescer e as necessidades espirituais do povo eram crescentes. Mediante duas dioceses, os trabalhos apostólicos seriam muito mais viáveis.

Um ano depois da ereção da diocese de Penedo, em 25 de agosto de 1017, por decreto da Sagrada Congregação Consistorial, a diocese de Alagoas passou a denominar-se diocese de Maceió, continuado com status de sufragânea de Olinda.

Coube ao papa Bento XV, em 13 de fevereiro de 1920, mediante a Bula Inter Varia elevar a até então diocese de Maceió, a categoria de Arquidiocese e sede metropolitana. Sua única sufragânea era a diocese de Penedo.

No ano passado se deu início ao tríduo em comemoração a esta data. Pontos marcantes marcaram 2018, como a I Romaria Rumo ao Centenário, ocorrida em Porto Calvo; o lançamento da Bíblia do Centenário, além da reprodução da imagem de Nossa Senhora de Prazeres para que os fieis a possam ter em casa, além da Assembleia do Povo de Deus.

Para este segundo ano do tríduo mais eventos estão previstos, como a II Romaria Rumo ao Centenário, uma exposição e a peregrinação da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres pelas cidades da Arquidiocese, que já está acontecendo.

Pascom Maceió