Retiro Arquidiocesano promove Leitura orante

Fiéis refletiram sobre a história de Ananias e Safira (Fotos: Thiago Aquino / Pascom Arquidiocesana)

Leitura orante e Missa fizeram parte da programação do Retiro Arquidiocesano de Carnaval, na manhã deste domingo (03). Padre Elison Silva fez a segunda pregação do evento e o Ministério de Música da Comunidade Doce Mãe de Deus animou os fiéis. Dom Antônio Muniz presidiu a Santa Missa.

A leitura orante (Leccion Divina) foi conduzida pelo padre Elison Silva a partir de Atos 5, 1-11. Ele refletiu sobre o tema “gerando um só coração comprometido com a vida de sinceridade” e lema “vivendo sem máscaras, num combate a hipocrisia”.

Padre Elison realizou a segunda pregação do retiro

“A partir do exemplo negativo do casal Ananias e Safira, a Igreja entende que precisa ser testemunha da verdade. Somos unidos na verdade e a verdade sempre procede de Cristo, um dom do pai do Céu por meio do Espírito Santo que é o Espírito da Verdade, como lembra o Evangelho de São João. É o primeiro passo para fazer o caminho de renovação da graça de Deus que nos quer na verdade e na sinceridade, nada de máscaras e hipocrisia”, disse o padre, vice-reitor do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção.

Meire anotou todas as reflexões

Quem prestou atenção em cada momento de reflexão, canto e silêncio foi a Meire Santos, que anotou tudo no caderno diário. Ao chegar em casa, ela garantiu que vai compartilhar com os amigos nas redes sociais.

“A leitura orante foi muito importante e em todo momento eu estava trazendo as palavras do padre para a minha vida. Como é importante levar a verdade em todas as situações da vida, seja no campo pessoal, profissional ou família. A verdade deve permanecer sempre”, comentou a fiel da Paróquia Francisco de Assis, no Santos Dumont.

Dom Antônio presidiu a Missa deste domingo

A Santa Missa foi presidida por dom Antônio Muniz Fernandes e concelebrada pelo padre Daniel Alves, consagrado da Comunidade Doce Mãe de Deus. “É interessante como a liturgia deste domingo fala justamente do tema escolhido para o retiro, um só Coração e uma só alma. Durante os preparativos, foram muitas críticas contra uma iniciativa de unidade, em que todos pudessem estar aqui reunidos com o mesmo objetivo. Mas onde há verdade, a providência de Deus nunca falha”, ressaltou o arcebispo durante a homilia.

Fiéis participaram da Missa

Durante o segundo dia do retiro, o louvor é com o Ministério de Música Doce Mãe de Deus. A programação continua a tarde, a partir das 14h, com pregação e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Thiago Aquino / Pascom Arquidiocesana