Aprendendo a perdoar e a pedir perdão. Foi esse o lema da 6ª pregação do Retiro Arquidiocesano de Carnaval, no Santuário Virgem dos Pobres, em Maceió. Adoração ao Santíssimo Sacramento, Missa e apresentações também marcaram a tarde desta segunda-feira (04).
O pregador foi o padre Cícero Calado, que recebeu a proposta de falar sobre o tema “gerando um só coração comprometido com o perdão”. “Refletimos sobre onde o perdão pode acontecer ou como ele pode acontecer em nós. É algo divino, porque o amor de Deus nos torna felizes. Devemos nos deixar preencher por esse amor para, assim, gerar o perdão. O perdão existe quando lembro do fato que a pessoa me fez, mas já não me causa nenhum dano, nem mágoa, porque a dor é transformada em cicatriz”, falou o sacerdote.
O Ministério de Música e o Ministério de Artes da Renovação Carismática Católica animaram os fiéis com música, poesia e apresentações. Por causa da chuva, a programação da tarde aconteceu sob o espaço coberto do Santuário. A adoração ao Santíssimo Sacramento também fez parte da programação da tarde.
Durante a Missa do dia, dom Antônio Muniz destacou a realização do retiro como graça de Deus. “Quantas pessoas duvidaram da realização deste grande encontro? Houve muito pessimismo. E hoje estamos vivendo a graça de Deus. Como é bom ver paróquias, Novas Comunidades e movimentos reunidos, o povo de Deus diante de um mesmo altar. O objetivo deste retiro é de derrubar muros e celebrar a unidade, pois é o Espírito Santo que nos une”, ressaltou o arcebispo metropolitano.
Os padres Elison Silva, Alex Sandro, Tito Régis, Cícero Calado, Erivaldo Xavier, Daniel Alves, Frei Francinaldo Lustosa e Frei Sormani José concelebraram a Missa.
Thiago Aquino / Pascom Arquidiocesana