O segundo dia da formação em Gestão Administrativa Financeira “Conhecer para Tratar 2019” promovido pela FENNOCT (Federação Norte e Nordeste de Comunidades Terapêuticas) e pela Federação RECRIAR (Compromisso Cristão com o Dependente Químico), foi aberto com a palavra do Presidente da FENNOCT, Diretor Geral e Fundador da Fazenda da Paz e Vice-Presidente do CEPD/PI, Célio Luiz Barbosa que falou do respeito e da união entre as Comunidades Terapêuticas, pois é Deus que os une e isso deve ser vivido com qualidade e experiência. Falou também da felicidade e da alegria do que está acontecendo. Em seguida passou a palavra para o palestrante o Professor Maurício Landre que é Assessor Técnico da FENNOCT, Assistente Social, Mestrando em Psiquiatria e Psicologia Médica pela UNIFEST, especialista em dependência química UNIFEST e Coordenador da Comunidade Terapêutica Santa Carlota/Inst.Barril.
O professor Mauríco Landre iniciou sua fala lembrando a luta muito grande para chegar até aqui e reafirmou o tema da formação “Conhecer para Tratar”. Falou que nas comunidades terapêuticas é um dependente tratando de outro. Ele é um dependente cruzado de álcool, cocaína e outras drogas e que foi graças ao acolhimento e o apoio numa dessas comunidades que há mais de 20 anos ele transformou seu estilo de vida, se reencontrou e resgatou sua vida e é uma pessoa realmente boa. Então ele começou a estudar primeiro o programa que eles tinham depois a estudar o que ele tinha e com esse conhecimento passou a ser um multiplicador. Falou do prazer que é estar vivendo esse momento de realização de um sonho da legalidade das comunidades terapêuticas.
Na sequência a palavra foi passada ao Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED) do Ministério da Cidadania o médico psiquiatra Dr. Quirino Cordeiro Júnior que trouxe a notícia da aprovação no senado da nova Lei de Drogas. Vivemos um momento histórico extremamente importante na área de drogas no país, um marco que converge para que nós possamos ofertar um tratamento cada vez de maior qualidade para as pessoas que apresentam dependência química no país e um evento como esse aqui em Alagoas é extremamente importante para que nós possamos apresentar esse novo marco regulatório da área de drogas no país a sociedade, discutir esses pontos, para que nós possamos ter ações cada vez mais fortes para o tratamento das pessoas que precisam de ajuda na área da dependência química. Esse evento é importante também porque congrega lideranças das comunidades terapêuticas de todo o Nordeste é um evento de capacitação, de aprimoramento para as comunidades terapêuticas que a partir de agora com esse novo marco regulatório ganham um protagonismo ainda maior, então estar aqui com as principais lideranças é extremamente importante para o governo federal.
Após a fala do Secretário Nacional, foi formada uma mesa redonda para debate do tema com a participação de Dom Antônio Muniz (Arcebispo Metropolitano de Maceió), Cônego Walfran Fonseca (Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas), Dr. Quirino Cordeiro Júnior (Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED) do Ministério da Cidadania), Célio Luiz Barbosa (Presidente da FENNOCT), Esvalda Bittencourt, Dr. Ronnie Reiner (Secretário de Políticas sobre
2 / 2
drogas de Ipojuca/PE) e do Missionário Anderson da comunidade Nova Jericó (novo Delegado Nacional da FENNOCT). Todos que se colocaram falaram da importância da aprovação da nova Lei para toda a sociedade. Dom Antônio na sua fala disse que se sente feliz e seguro neste caminho e nessa estrada após a aprovação da lei por permitir que haja uma transversalidade para que os estados e instituições possam trabalhar de forma unificada; outro ponto que ele vem lutando é transformar as políticas sobre drogas em política de estado atrelada a uma questão básica e não apenas política pública.
Os trabalhos da manhã foram encerrados com uma oração dirigida pelo Arcebispo.