Guia Geral é um resgate da história da Arquidiocese e seu lançamento marcará as comemorações do centenário
*Por Maria Cícera – Comunicação Arquidiocese de Maceió
Dom Antônio Muniz recebeu, em seu gabinete, o diretor-presidente da Imprensa Oficial de Alagoas – Graciliano Ramos, Dagoberto Costa Silva de Omena e o cônego João Neto, na manhã do dia 14 de dezembro. Na ocasião, o arcebispo apresentou as dependências do Arquivo da Cúria Metropolitana e da Biblioteca do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção.
Prestes a completar um século, em 2020, a Arquidiocese de Maceió está conduzindo trabalhos de resgate e preservação de documentos históricos e em parceria com a Ufal, por meio da professora e historiadora Irineia Franco, foram catalogados, digitalizados e microfilmados centenas de documentos, entre eles todas as edições do jornal O Semeador, publicados desde 1913, além de cartas de ordenação, correspondências e outros escritos. Esse trabalho minucioso resultou no livro Guia Geral do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió
Livro do Arquivo da Cúria Metropolitana
Durante a visita, o Guia foi apresentado a Dagoberto Omena pelo Arcebispo e pelo cônego João Neto, que esteve envolvido diretamente na produção e publicação desta obra. Fazendo uso de palavras do arcebispo para destacar que o trabalho realizado não está restrito apenas para a instituição da Igreja de Maceió. “Não é para um ou para outro, é um serviço para a história, para o futuro”, declarou o cônego João Neto.
Dom Antônio Muniz destacou que esta é uma iniciativa também de preparação para a celebração do Centenário da Arquidiocese e é de grande importância para a preservação da história de Alagoas.
A Biblioteca do Seminário também foi apresentada e causou admiração ao diretor-presidente da Imprensa Oficial, por seu atual estado de conservação e organização. O arcebispo fez questão de frisar que isso só foi possível graças ao trabalho realizado entre a Ufal e os seminaristas.