Arcebispo visita Paróquia Senhora Sant’Ana durante festividade

Thiago Aquino/Pascom Arquidiocesana

Dom Antônio Muniz presidiu a Missa de abertura da Festa (Foto: Nauro Kayque/colaboração)

O arcebispo metropolitano de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, realizou uma visita pastoral à Paróquia Senhora Senhora Sant’Ana, na cidade de Santana do Mundaú, durante a festa da padroeira que se encerrou neste sábado (27). Dom Antônio presidiu a Missa de abertura e visitou a comunidade São Joaquim.

Na primeira noite do Tríduo, na terça-feira (23), os fiéis participaram da procissão da bandeira, hasteamento e da Missa presidida pelo arcebispo. Dom Antônio iniciou a homilia lembrando que a Paróquia é a única na Arquidiocese de Maceió dedicada a avó de Jesus e que a criou há 11 anos. Ele destacou a figura de Ana na realização do projeto de Deus para a Salvação da humanidade.

Tríduo e Solenidade marcaram festejos à padroeira de Santana do Mundaú

“Maria desenvolveu três importantes ensinamentos de sua mãe Ana: aprendeu a ver tudo e isso encontramos no seu Cântico na visita à Isabel ao reconhecer o que Deus fez pelo seu povo, depois ela também aprendeu escutar – como em Caná quando percebeu a angústia daquele casal – e também soube falar só o necessário. Então Senhora Sant’Ana foi a mestra que ensinou a lei a Maria. E todo aprendizado foi repassado ao Cristo, que 30 anos depois teve uma vida baseada no ensinamento e comportamento da mãe Maria. Sigamos o exemplo de Senhora Sant’Ana”, pontuou.

Arcebispo visitou a Capela de São Joaquim (Foto: Michairon Mendonça/colaboração)

Às 6h da quarta-feira (24), o arcebispo rezou o Ofício de Senhora Sant’Ana e São Joaquim com os fiéis. Ainda pela manhã, visitou a capela da comunidade São Joaquim, que continua em obras no Residencial Santana do Mundaú. A devoção ao santo, que é co-padroeiro da cidade, surgiu há 4 anos, quando iniciaram as atividades pastorais no conjunto construído para as vítimas das enchentes de 2010.

Solenidade

Padre Lourenço presidiu Missa Festiva (Foto: Pascom Mundaú)

O dia solene de Senhora Sant’Ana foi celebrada nessa sexta-feira (26). A Missa na Igreja Matriz foi presidida por padre Valmir Galdino, administrador da Paróquia Santa Luzia de Siracusa, no Tabuleiro do Martins.

Já à tarde, teve louvor com o Ministério Mãe Rainha, da Quase Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Rocha Cavalcante. Padre Lourenço Júnior presidiu a Missa Festiva. Em demonstração de fé e amor pela padroeira, os fiéis foram às ruas em procissão e receberam a benção do Santíssimo Sacramento.

Neste sábado (27), a comunidade participou da Missa de Agradecimento, presidida pelo administrador paroquial.

“É com alegria que encerramos a Festa da Padroeira. Só temos a agradecer a Deus por tudo o que vivenciamos nesses dias e por nos ter dado como intercessora a sua avó bendita. Queremos aprender com ela a sermos homens e mulheres de oração, a esperar no Senhor e confiar na Providencia, porque Ele está sempre conosco e nos faz fortes e perseverantes”, disse padre Lourenço Junior. “Durante esses dias observei uma fé viva e cheia de esperança nos que moram aqui, pois até aqueles que moram distantes, mesmo com a chuva, participaram com alegria”, acrescentou.

Fábio Silva participou da solenidade e ficou realizado com o que presenciou. “A festa demonstrou mais um ato de fé cristã da nossa comunidade. Fiquei satisfeito com tudo, porque percebi que muitos se dispuseram em ajudar e todos nós participamos com alegria da festa em louvor à padroeira Senhora Sant’Ana. Foi um momento ímpar, pois além de receber graças ainda festejamos juntos em comunidade”, disse o fiel.

Movimentos e comunidades participaram da festa

Tríduo

Padre Valdo Omena, da Paróquia São Sebastião, em Ibateguara, também participou da festividade. O sacerdote presidiu a Missa da última noite do Tríduo, na quinta-feira (25), e apresentou a imagem de Maria Menina à comunidade. Na quarta-feira (24) foi a vez de Senhora Sant’Ana receber a homenagem das crianças. Movimentos, pastorais e comunidades participaram dos festejos.

“Foram noites de graças e muito aprendizado. Tivemos uma programação abençoada com ofício, adoração, missa e procissão, realizando um momento único e de grande renovação. Gostei de ver a presença do senhor arcebispo e de alguns padres, como Padre Valmir que preparou a comunidade para ser paróquia”, opinou Leonardo Melo, do Movimento Eucarístico Jovem.