Paróquia de Santa Maria Madalena, em União dos Palmares, festeja sua padroeira

Texto: Jerlane Ferreira / Pascom Santa Maria Madalena (União)

No período dos dias 18 a 21 de julho, aconteceu o tríduo em preparação à festa de Santa Maria Madalena, que é comemorada oficialmente no dia 22 de julho.
A abertura do tríduo aconteceu no dia 18 de julho (quinta-feira), por volta das 18h, com o Santo Terço na igreja matriz e, logo após, a Santa Missa Solene de abertura.
O primeiro dia do tríduo, 19 de julho (sexta-feira), contou com a participação das Comunidades, Romeiros da Mãe das Dores e de meu Padrinho, Feirantes e Comerciantes. Iniciando a celebração eucarística às 19h, e após, show religioso com o Ministério Chama.
No sábado, 20 de julho, aconteceu um evento totalmente voltado às crianças, “A Festa dos Pequeninos. Por volta das 16h, houve a concentração na praça da Escola Rocha Cavalcanti, logo após, a saída da procissão do mastro, conduzida pelas crianças, seguindo um pequeno percurso até a praça Basiliano Sarmento. Chegando a praça, foi feito o erguimento do mastro e o asteamento da bandeira. Em seguida, foi celebrada a missa das crianças, presidida por padre George (pároco), após a missa, uma pequena procissão com a charola de Santa Maria Madalena, carregada pelos pequeninos. Esse foi o segundo ano da Festa dos Pequeninos, que tem o intuito de dar visibilidade às crianças da nossa paróquia, mostrando para elas, de uma forma significativa, a importância da nossa tradição, que se repete anualmente com muito fervor.
À noite, seguiu-se a programação do segundo dia do tríduo, tendo como noiteiros  a Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Liturgia, Pastoral da Criança, Sociedade de São Vicente de Paulo, Confraria do Rosário, Renovação Carismática Católica, Ordem Secular de São Francisco, Pastoral da Acolhida, Associação de Alternativo e Complementares, Associação de Moto-táxi e Poderes Públicos.
O último dia do tríduo, 21 de julho, contou com a participação do Apostolado da Oração, Infância Missionária, ECC, Terço dos Homens, Terço das Mulheres, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Músicos, Pastoral Catequética (Iniciação Cristã, Batismo e Matrimônio) e o Setor Juventude (Juventude Franciscana, Juventude Missionária, GRAA, Movimento Eucarístico Jovem, Pastoral da Comunicação, Ministério Espalhando a Fé, Juventude Vicentina e Acólitos. A Santa Missa começou por volta das 19h, logo após, houve a “Noite da Juventude” na praça Basiliano Sarmento; a Turma Bis abrilhantou esta noite, com muita música, louvor e oração.
No dia 22 de julho, o dia tão esperado pelos paroquianos-palmarinos, foi comemorado o dia da festividade de nossa excelsa padroeira, Santa Maria Madalena. Às 09h, foi celebrada a Santa Missa Solene, na igreja matriz, celebrada por padre George, junto os seus irmãos da Congregação Missionários da Sagrada Família; Frei Wanderson, Frater Adilson, padre Américo e Frater Ariel. Por volta das 16h, os fieis se reuniram na frente da igreja matriz para sair em procissão com a imagem da padroeira, mesmo em baixo de muita chuva o povo seguiu em procissão, pelas principais ruas da cidade. Chegando à praça Basiliano Sarmento, houve a bênção do Santíssimo Sacramento e muito louvor com o cantor Flavinho.