Paróquia no Clima Bom 1 encerra novenário e celebra o Padroeiro dos Sacerdotes

*Maria Cicera – Pascom Arquidiocesana

Dom Antônio Muniz Fernandes presidiu a Santa Missa de encerramento

(Foto: Wanderlan Velozo/Pascom Arquidiocesana)

Na manhã do dia 04 de agosto, toda a Igreja no mundo celebrava o dia do sacerdote e na Arquidiocese de Maceió não foi diferente, em especial uma paróquia, no Clima Bom 1, celebrava as alegrias deste dia. Desde o dia 27 de julho a paróquia celebrava o novenário de seu Padroeiro.

A Comunidade compareceu em grande número para as celebrações do dia festivo de seu Padroeiro; encerramento do Novenário, o dia do Padre e a celebração dos 14 anos de vida sacerdotal de seu pároco. Ou seja, motivos mais que especiais para celebrar e externar gratidão. Pela manhã a Missa solene, às 10h, teve como celebrante padre Bacilon Monteiro, que foi pároco por 11 anos e hoje está administrando a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Rio Largo, e, à tarde, 15h, Dom Antônio Muniz Fernandes presidiu a Celebração Eucarística de encerramento no novenário. Em ambas as celebrações padre Alex Sandro, pároco, concelebrou e, também estiveram presentes o diácono permanente Jarbas e os seminaristas Fábio Vieira e Urilian Santana.

(Foto: Pascom Vianney)

Na homilia, o arcebispo metropolitano de Maceió enfatizou a simplicidade e a fé de São João Maria Vianney. “Nesta festa de hoje fica uma pergunta para nós: como podemos ser ricos diante de Deus?”, e continuou, “São Cura D’Ars, tanto para nós padres como para todo o povo de Deus, destaco que em sua vida foi um homem muito rico das coisas de Deus e distribuiu com seus irmãos esta riqueza. Uma riqueza que ele encontrou em sua vida ministerial e as guardou no coração”.

Para padre Alex Sandro, que está há 03 anos como pároco e, também, celebrou 14 anos de sua ordenação sacerdotal, o sentimento de acolhida e resposta positiva da Comunidade paroquial fortalecem a ação pastoral.  “Assim como em Ars, São João Maria Vianney tem motivado a ação pastoral no Clima Bom 1 e não esquecer as palavras deste santo, que nos alerta para o cuidado de se manter perseverante na graça de Deus”.

“O dia em que celebrou minha ordenação sacerdotal é tão especial quanto a Quinta-feira Santa, quando todos os sacerdotes renovam seus compromissos sacerdotais. Hoje, também renovo as minhas motivações e alegrias para meu ministério sacerdotal. E um único sentimento: gratidão a Deus de me conceder a graça de participar do ministério sacerdotal de seu Filho Jesus Cristo”, enfatiza padre Alex ao falar dos 14 anos de vida sacerdotal.

(Foto: Wanderlan Velozo)

Recordando os 11 anos que foi pároco no Clima Bom 1, padre Bacilon destaca a experiência à frente dos trabalhos pastorais na Paróquia. “Esses onze anos de vida sacerdotal, exercidos nessa paróquia, foram anos de verdadeiros aprendizados” e salientou a curiosidade de conhecer mais de perto a história e vida do padroeiro, São João Maria Vianney.

O sacerdote destacou ainda, a grande inspiração que o Padroeiro é para todos os padres, “nesta paróquia eu pude, em cada pessoa e cada celebração, viver intensamente o processo de crescimento sacerdotal. Aqui me senti em casa e o povo tem uma fé muito na pele”.

A solene procissão pelas principais ruas do bairro, após a Celebração Eucarística, foi acompanhada por paroquianos e devotos de São João Maria Vianney, além de padre Alex Sandro, diácono Jarbas, e lideranças da Paróquia.

(foto: Pascom Vianney)

As pessoas que não puderam participar presencialmente da festa não ficaram de fora do novenário. A Pastoral da Comunicação paroquial, denominada Pascom Vianney, relatou como organizou a cobertura nas redes sociais. “Foram feitas escala e suas funções previamente definidas. A coordenação da Pascom lançou a novidade de que os paroquianos podem receber as fotos editadas ou impressas para guardar de recordação”, disse a jovem Jeniffer. O trabalho da Pascom pode ser visto nas redes sociais da Paróquia no Instagram e Facebook @PascomVianney.