Festa de Padroeira de Maceió exalta Assunção de Nossa Senhora

Thiago Aquino/ Pascom Arquidiocesana

A primeira noite da Novena de Nossa Senhora dos Prazeres foi celebrada nesse domingo (18). Fotos: Wanderlan Velozo/Pascom Arquidiocesana

“Ó Mãe, neste dia, queremos cantar, com grande alegria, teu nome exaltar. Unidos aos anjos, que cantam no além, é festa no céu e na terra também”. Foi com esse canto que o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, destacou a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora no primeiro dia da Novena de Nossa Senhora dos Prazeres. A celebração aconteceu, nesse domingo (18), na Catedral.

O arcebispo falou da presença de Maria na história da Salvação e da Igreja. “Na casa dos discípulos e seguidores de Jesus não faltava a presença Maria. A festa de hoje é bíblica e está unida à Igreja Santa, Católica e Apostólica, porque no seio dos apóstolos há a presença de Maria, a Mãe de Jesus e nossa. Com a festa de Maria Assunta ao Céu,  podemos dizer que estamos num quarto emprestado e que amanhã estaremos nos ombros de Deus e do Bom Pastor. Isso é a ressurreição, é a vida que vai permanecer”,  disse.

Arcebispo refletiu presença da história da Salvação

Dom Antônio também explicou o sentindo da solenidade da Assunção de Nossa Senhora. “Maria morreu, mas para os discípulos não foi uma morte qualquer, pois ela dormiu e quando acordou já estava nos braços de Deus, que vem buscá-la, como veio buscar o próprio filho. Ela foi elevada ao Céu em corpo e alma. A festa de Maria Assunta ao Céu não é uma festa de saudade, mas de esperança. Todos os que acreditam em Jesus, que morrer não é o fim e que a ressurreição é o objetivo da nossa vida, entendem esta festa de hoje e celebram sempre”, acrescentou.

Os responsáveis pela primeira noite do novenário foram CNLB, Equipes de Nossa Senhora e Associação dos Adoradores do Santíssimo Sacramento.

Equipes de Nossa Senhora participaram da primeira noite da novena

Sandro Vital faz parte das Equipes de Nossa Senhora há 18 anos na Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto e reconhece que os festejos renovam a fé.“Vejo a celebração de Nossa Senhora dos Prazeres como renovação, foi o que fizemos ontem na Caminhada da Família, já que a família é a primeira Igreja que a gente tem, é uma célula. Nessas festividades, nós renovamos o ardor missionário. Hoje a liturgia veio nos falar justamente isso, que assim como Maria, precisamos anunciar a Boa Nova para todas as famílias”, falou o fiel.

Fiéis marcam presença no Novenário da Padroeira da Arquidiocese é cidade de Maceió

A Santa Missa foi concelebrada pelo cônego Severino Fernando, reitor da Catedral, e padre José Mário.

Tarde

A Celebração Eucarística da tarde, presidida pelo Cônego Severino, foi de responsabilidade dos Vicentinos (SSVP), Pastoral da Pessoa Idosa e Pastoral da Criança.