*Por Pascom SMM/UP
Na tarde deste Domingo, 01 de setembro, a Paróquia Santa Maria Madalena, em União dos Palmares, reuniu cerca de duzentos fiéis, entre eles jovens, adultos e crianças, de localidades diversas, se reuniram na praça Padre Cícero, no centro da cidade, por volta das 16h; onde juntos, realizaram uma belíssima caminhada que deu início ao mês da Bíblia. Percorrendo os principais bairros da cidade, os fiéis trouxeram consigo suas Bíblias e cartazes, que nos lembram a importância deste livro sagrado.
A caminhada foi subdividida em paradas, a primeira parada foi próxima ao Fórum, na praça da Cohab velha. Os jovens do Movimento Eucarístico Jovem (Mej), falaram um pouco sobre o que a Primeira Carta de João tem a nos dizer e, o ensinamento que ficou, foi que não é possível amar a Deus sem amar ao próximo. “O centro da carta é o amor, que traduz a fé em vida concreta. Amar ao próximo significa conhecer a Deus, viver na luz, estar unido a Deus e aos irmãos, não pertencer ao mundo e cumprir os mandamentos. ”
A segunda parada aconteceu no bairro do Alto do Cruzeiro, o momento foi dirigido pelos catequistas, que ficaram responsáveis por transmitir o que nos diz a Segunda Carta de São Jõao. “Esta carta se dirige a uma comunidade personificada como “senhora eleita. ” Trata-se da comunidade exposta à ameaça de perder o propósito da fé e da vida Cristã. ”
A última parada aconteceu na Trav. Santa Maria Madalena, ministrada por um casal do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e Catequistas. Sendo esta, uma carta de encorajamento.
Após estas três paradas, seguiu-se a caminhada rumo à Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, chegando por volta das 18h30min. Em seguida, os fiéis se organizaram para o início da Santa Missa de abertura do mês dedicado a Bíblia, sendo presidida pelo pároco vigente, Pe. George Lourenço.
O Evangelho do dia nos convida a repensar algumas de nossas atitudes, quando por muitas das vezes nos comportamos de modo a termos uma visão elevada de nós mesmos, querendo sempre nos colocar em primeiro lugar.
“Quando nos colocamos à frente, julgando ser dignos, importantes por estar em “primeiro lugar”, esse sentimento toma conta de nós e nos deprimimos, nos retraímos.” Por isso, é importante sempre escolhermos o último lugar, porque assim, alcançaremos um lugar melhor junto a Cristo.
Durante este mês de setembro, os cristãos são convidados a meditar as Cartas Joaninas (Cartas de São João), onde a perseverança e o amor devem ser fundamentais na vida do Cristão; também somos convidados a estar sempre alerta aos planos de Deus e a edificação do seu reino.