Evento religioso acontece no mês das missões
Por Amélia Sandes
No próximo dia 6 de outubro, o Recanto Sagrado Coração de Jesus, situado no bairro Serraria, receberá a 9ª Romaria de Santa Teresa Verzeri. O evento religioso promovido por um grupo de religiosas e pessoas ligadas às causas cristãs, inicia às 8 horas e encerra com a celebração da Santa Missa. A Romaria abrangerá o início do Sínodo dos Bispos sobre o tema da Amazônia, que será em Roma.
Outubro é o mês da festa de Santa Teresa Verzeri e também é o mês das missões. Para alguns religiosos uma boa chance de disseminar a história da santa, de animar o caminho de santidade e contribuir com a jornada da solidariedade.
Assim nasceu a Romaria de Santa Teresa Verzeri, evento de espiritualidade e solidariedade que trata daquilo que fez parte da vida de Santa Teresa: a oração e a caridade, sua vida de entrega a Deus e de dedicação aos irmãos e irmãs.
“Neste ano, temos um motivo a mais para reforçar a dimensão da missionariedade, ocorrendo o centenário da promulgação da Carta Apostólica “Maximum Ilud” do Papa Bento XV. O Papa Francisco pede que este mês de outubro seja vivido como Mês Missionário Extraordinário. Na Romaria teremos a oportunidade de conhecer, rezar e dar uma ajuda concreta para a missão das Filhas do Sagrado Coração de Jesus na República Centro-Africana. Mais precisamente, em Bangui e Bimbo” explicou a irmã Jelda, do Sagrado Coração de Jesus.
Segundo a religiosa, a escolha desta porção da África deve-se também pela celebração dos 50 anos de presença das irmãs naquela porção africana onde guerras, fome e o sofrimento são frequentes.
“Há a falta do necessário para uma vida digna. Devido às guerrilhas internas, as irmãs tiveram que abandonar dois locais de missão no interior do País”, lamenta.
A Romaria oferecerá uma caminhada com paradas de reflexão e oração na área verde do Recanto com conteúdos dentro dos objetivos propostos. Haverá apresentações, coreografias, oportunidade de confissão, adoração e atrações para as crianças.
No local, uma tenda de alimentação oferecerá possibilidade de almoço e lanches, com variedade de sabores. Todas as atrações acontecerão na área verde do Recanto.
O encontro recebe romeiros e romeiras, devotos de Santa Teresa Verzeri, pessoas próximas às religiosas e pessoas desejosas de viver um dia diferente de fé e de caridade. As pessoas vêm de várias comunidades de Maceió e do interior do Estado, como também de Caruaru, em Pernambuco e Feira de Santana no Estado da Bahia, além de outros lugares.
No mesmo dia 06 de outubro inicia em Roma o Sínodo dos Bispos sobre o tema da Amazônia. A Romaria deseja vivenciar a adesão aos ensinamentos do Papa Francisco em relação aos cuidados da causa comum, reforçando o compromisso com a ecologia integral.