Thiago Aquino/Pascom Arquidiocesana
No dia em que a Igreja celebra os Santos Anjos da Guarda, na primeira quarta-feira (02) de outubro, os fiéis participaram da tradicional Missa às 06h30 no Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, em Mangabeiras. A celebração foi presidida por dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo metropolitano de Maceió. Devotos de várias paróquias e movimentos marcaram presença com pedidos e agradecimentos.
A homilia foi realizada com uma reflexão sobre o papel dos anjos na história cristã e judaica. “Ver a presença dos anjos na Bíblia é entender a onipresença, onisciência, a sabedoria infinita de Deus. Com os anjos, compreendemos que a presença de Deus não falta na nossa vida. Deus não quer estar longe e afastar-se de nós, mas sim estar bem próximo de nós, com a sua Palavra, com seus anjos e o testemunho dos seus santos. Ele envia seus anjos para estar no meio de nós e nos defender de todos os inimigos”, disse dom Muniz.
Joselito Acioly é do Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora da Graça, em Murici, e participa da celebração há 5 anos. Com a morte de um irmão recentemente, o fiel reconhece foi no Santuário que recebeu conforto. “Estar aqui é uma experiência fantástica, que só quem participa sente, mas que nem consegue descrever. Vem aqui quem precisa orar, pedir pela família, pois é a fé que nos mantém de pé e nos fazer suportar as provações”, partilhou.
Em dia de agradecer por graças alcançadas, o devoto também destacou o acolhimento do local. “É um ambiente totalmente diferente, acolhedor e que transmite paz. Vim aqui outro dia com minha esposa em um horário que não tinha atividade e realmente foi uma sensação muito boa”, lembrou Joselito.
A celebração no Santuário Virgem dos Pobres faz parte da vida de muitos devotos. Grande parte dos fiéis aproveita o horário para ser a primeira atividade do dia antes de trabalhar ou estudar. Com o Terço na mão, garrafinha d’água, Carteira de Trabalho, chaves, imagens e fotos de familiares que necessitam saúde, todas as preces são abençoadas aos pés da imagem da Virgem dos Pobres.
Obras
Dom Antônio comunicou aos fiéis sobre alguns trabalhos realizados na estrutura do Santuário e outros que serão feitos, como a construção de mais banheiros e um fraldário para melhor acolher as mães e os bebês e abertura de um acesso ao Santuário pelo bairro do Jacintinho. Além disso, o arcebispo anunciou que no dia 13 de outubro, às 9h, será o lançamento da pedra fundamental da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, no Benedito Bentes III. “Trouxe terra, pedra e sementes de azinheiras do Santuário de Fátima, em Portugal, para este momento que marcará o início da construção da nova Matriz”, detalhou o arcebispo.
Outras celebrações
A programação em toda primeira quarta-feira do mês segue com outras celebrações às 11h e às 17h, que nessa quarta (02) também foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Maceió. Durante todo o dia também teve adoração na Capela do Santíssimo.