Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana
A Igreja dos Martírios, no Centro de Maceió, é marcada por ser o lugar onde iniciou o trabalho do Apostolado da Oração em Alagoas. Nesta quarta-feira (16), os membros de diversas partes da Arquidiocese se reuniram no mesmo local para celebrar os 150 anos de fundação do movimento no Estado.
“O primeiro Apostolado da Oração foi fundado aqui nesta igreja no dia 16 de outubro de 1869 pelos padres da época”, explicou a coordenadora Maria José.
Os documentos contando um pouco da história infelizmente se perderam no tempo, mas o padre Francisco Teixeira, recordou que do grupo montado da Igreja dos Martírios, foi ramificando para outras cidades de Alagoas.
“Estamos celebrando com alegria esse grupo que iniciou aqui e graças ao coração misericordioso de Jesus se expandiu e chegou a toda a província eclesiástica de Alagoas. Praticamente em todas as paróquias existe o Apostolado da Oração”, explicou.
Conversamos com a Maria de Fátima que está a 22 anos no movimento, inspirada em sua mãe. “Ela ainda está viva, completou 90 anos e caminhamos juntas nessa linda missão ao lado do Sagrado Coração de Jesus”.
As comemorações contaram com um tríduo iniciado no domingo (13) e seguiu nesta quarta-feira com adoração ao Santíssimo Sacramento, missa e um almoço com os membros, com direito a bolo de aniversário.