Rose Lino / Pascom Arquidiocesana
No “Dia do Nordestino” (8 de outubro), a Pastoral da AIDS Arquidiocesana numa ação conjunta ao Regional NE2 e com a Quase Paróquia São Lucas, realizou mais um evento que valoriza a luta pela vida. O local escolhido foi o Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres na Mangabeiras, das 14h às 17h, e teve como tema: Nordestinos contra a AIDS na luta pela vida.
A ação compreendeu rodas de conversas, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites, medição de índice glicêmico e vacinação contra sarampo, tríplice viral, e antitetânica.
Padre José Aloísio, responsável pelo Santuário, fez a abertura do evento agradecendo em nome da Arquidiocese e do Arcebispo o apoio da comunidade e a presença de todos os participantes principalmente a pastoral da AIDS Arquidiocesana pela ação concreta. Disse que “ nós como igreja católica seguindo a linha da doutrina social da Igreja somos parceiros com as instituições que lutam pela vida pela paz e pela justiça, seguindo a linha do evangelho, os ensinamentos, a doutrina e o magistério da igreja somos parceiros nessa batalha, nessa luta pela vida. Não por qualquer tipo de vida, mas por vida com qualidade que envolve além de outras coisas o lado espiritual. Esse evento no dia do Nordestino na nossa cidade e neste santuário e promovido pela pastoral da AIDS e que a gente as vezes não conhece, por ser uma pastoral nova, não muito divulgada, mas é um ramo que quer ver restaurada pessoas que contraíram a AIDS e que também buscam a prevenção. Conhecemos muitos santos da igreja que venceram o mal com a força de vontade, com a consciência e usando bem o livre arbítrio”. Acolheu e agradeceu, a Banda do Corpo de Bombeiros que se fez presente para animar o evento, o núcleo Arquidiocesano, as equipes que se dispuseram a doar um pouco do seu tempo, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió que apoia com os testes e vacinas e a comunidade em geral.
O Tenente Leonildo, sub-regente da Banda de Música do corpo de Bombeiros, agradeceu pelo convite e falou que estão sempre disponíveis para participar de projetos tão relevantes na vida cotidiana de qualquer ser humano quanto esse. Disse que o Corpo de Bombeiros tem uma meta de como defender a vida e nada mais justo que um evento, que um projeto como esse que alavanca o pensamento sobre a causa da AIDS. Também como hoje é o dia do Nordestino e como todos os componentes da banda são nordestinos nada mais que propagar a cultura da região através da música.
Para Maria Neide de Souza Lima, vice coordenadora da pastoral da AIDS na Arquidiocese, esta é uma ação muito importante e que é tudo que a pastoral sonha em fazer, se pudesse ele aconteceria todo o mês porque a comunidade precisa ser informada. “Nós, enquanto pastoral da AIDS precisamos lembrar para as pessoas que a AIDS existe e está bem perto de nós às vezes até dentro de nossa própria casa, dentro da nossa família e não podemos discriminar ninguém, e só aprendemos a não discriminar se conhecer um pouco sobre o problema. E conhecer foi o que nós deixamos fazer hoje, nos juntamos com parceiros como a rede nacional de pessoas vivendo com HIV, porque eles têm toda a experiência, passam por todas as dificuldades de tratamento, de adesão, de diagnóstico, de exames, de falta de apoio, de preconceitos. Nessas rodas de conversas conseguimos aprender com eles e passar também o nosso apoio colaborando com o que nos é possível e formando assim uma grande rede de informação. Aproveito para agradecer o apoio da arquidiocese à causa, o que torna possível momentos tão importantes na defesa da vida” concluiu a colaboradora.