É chegada a hora de celebrarmos com renovado ardor e fé a Festa de Nossa Senhora da Conceição, nossa querida e excelsa padroeira.
Uma coisa é certa: Passo de Camaragibe ama a Padroeira e tem nela uma fiel intercessora. É a Mãe bondosa que, de seu altar-mor, acompanha a vida deste povo querido que lhe devota uma filial confiança, acorrendo-lhe quer nas horas felizes, quer nos momentos difíceis. Daí o brado dos camaragibanos: “Este povo bem alto proclama, sempre Santa e feliz Conceição, de Maria que forte nos chama para perto de seu coração!”.
Em plena comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco, que, em seu pastoreio tem se preocupado com a evangelização da juventude, iremos refletir a Exortação Apostólica “Christus Vivit” – Cristo Vive – no ensejo de que o nosso olhar e reflexão ao longo deste grande retiro espiritual que é a festa da Padroeira, possamos trilhar caminhos de aproximação dos jovens, sobretudo para mostrar-lhes a face jovem de Jesus Cristo, que os quer vivos, com uma juventude santa, sábia e sadia.
O tema da festa “Maria é o grande modelo para uma Igreja jovem!” foi extraído da Christus Vivit, n. 43., e através dele iremos compreender que a jovem de Nazaré da Galileia, com seu “Sim”, possibilitou o alvorecer de uma nova juventude, com o nascimento de seu Filho que torna nova todas as coisas, inclusive a Igreja. Diz o Papa: “Maria era a menina de alma grande que estremecia de alegria (Lc 1,47), era a adolescente com os olhos iluminados pelo Espírito Santo que contemplava a vida com fé e guardava tudo em seu coração de menina (Lc 2,19.51). Era inquieta, a que se punha continuamente a caminho, a que, quando soube que sua prima precisava dela, não pensou em seus próprios projetos, mas foi à região montanhosa ‘apressadamente’ (Lc 1,39)” (CV, 46).
A festa da Padroeira, além do sentido espiritual, se torna um momento de intensa fraternidade entre os fiéis devotos de Nossa Senhora, procedentes de perto ou de longe. Sendo assim, convido você e sua família a participarem conosco destes dias de júbilo em honra à Padroeira, de 28 de novembro a 09 de dezembro e rogo ao bom Deus que vos abençoe e guarde, por intercessão daquela que é nossa amabilíssima Mãe e Padroeira, Nossa Senhora da Conceição!
Com minha bênção sacerdotal,
Pe. Luiz Antônio de Araújo Guimarães
Administrador Paroquial
PROGRAMAÇÃO
Dia 28/11 – Quinta-feira – Abertura da Festa
“O coração de cada jovem deve, portanto, ser considerado ‘terra sagrada’, portador de sementes de vida divina, diante de quem devemos ‘tirar as sandálias’ para poder nos aproximar e nos aprofundar no Mistério.” (CV,67)
18h30: Procissão da Bandeira, saindo da residência da Maria do Peu
19h30: Missa Solene
Celebrante: Mons. José Augusto Silva Melo
Dia 29/11 – Sexta-feira – 1º Dia do Novenário
“Tente aprender a chorar pelos jovens que estão em situação pior do que a sua. A misericórdia e a compaixão também se expressam chorando.” (CV,76)
19h: Novena
19h30: Missa Solene
Celebrante: Côn. Washington Luiz Bezerra
Noiteiros: Comunidade Santa Rita de Cássia; Pastoral do Batismo e Catequese.
Dia 30/11 – Sábado – 2º Dia do Novenário
“Jesus se faz presente nas cruzes dos jovens, para oferecer-lhes sua amizade, seu alívio, sua companhia que cura, e a Igreja quer ser seu instrumento neste caminho para a restauração interior e a paz do coração.” (CV,83)
08h30 às 10h30 e 15h às 18h: Missão Jovem
11h: Happy Roli da Padroeira
19h: Novena
19h30: Missa Solene
Celebrante: Frei Romildo Honorato, OFMCap.
Noiteiros: Comunidades Canavieiras; Juventude; CJC; Pascom; Pastoral da Acolhida e Coroinhas.
20h30: Momento Cultural
Dia 01/12 – Domingo – 3º Dia do Novenário
“Se és jovem em idade, mas te sentes frágil, cansado ou desiludido, peça a Jesus que te renove. Com Ele não falta a esperança.” (CV,109).
9h: 4ª Cavalgada da Padroeira. Em seguida, leilão de animais.
19h: Novena
19h30: Missa Solene
Celebrante: Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm.
Noiteiros: Comunidades Praieiras; Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística e ECC.
20h30: Momento Cultural
Dia 02/12 – Segunda-feira – 4º Dia do Novenário
“Os jovens, unidos, têm uma força admirável. Quando se entusiasmam por uma vida comunitária, são capazes de grandes sacrifícios pelos demais e para a comunidade. Em vez disso, o isolamento os debilita e os expõe aos piores males do nosso tempo.” (CV,110)
19h: Novena
19h30: Missa Solene
Celebrante: Pe. Ronaldo Silva dos Santos e Clero da Área Norte
Noiteiros: Comunidade Frei Damião; Romeiros e Grupamento de Bombeiros Civis.
Dia 03/12 – Terça-feira – 5º Dia do Novenário
“É o amor do Senhor que sabe mais de levantar que de quedas, de reconciliação que de proibição, de nova oportunidade que de condenar, de futuro que de passado.” (CV,116)
19h: Novena
19h30: Missa Solene
Celebrante: Pe. Jan Carlos da Costa Rocha
Noiteiros: Comunidade Santo Antônio e Escolas da Rede Pública Estadual e Municipal.
Dia 04/12 – Quarta-feira – 6º Dia do Novenário
“Não nos deixemos levar pelos jovens que pensam que os adultos são um passado que já não conta, que já caducou, nem pelos adultos que acreditam saber sempre como devem se comportar os jovens. Melhor, subamos todos na mesma canoa e juntos busquemos um mundo melhor, sob o impulso sempre novo do Espírito Santo.” (CV,201)
19h: Novena
19h30: Missa Solene
Celebrante: Mons. Cícero Leite da Cruz
Noiteiros: Comunidade São Pedro e São Paulo; Terço dos Homens e Mães que Oram pelos Filhos.
Dia 05/12 – Quinta-feira – 7º Dia do Novenário
“Chegar a ser santo é tornar-te mais plenamente tu mesmo, ser aquele que Deus quis sonhar e criar, não uma fotocópia. Tua vida deve ser um estímulo profético, que impulsione os outros, que deixe uma marca neste mundo, essa marca única que só poderás deixar.” (CV,162)
19h: Novena
19h30: Missa Solene
Celebrante: Pe. José Daniel Ferreira dos Santos
Noiteiros: Comunidade Santa Luzia; Comunidade Virgem dos Pobres e Ministérios de Música.
Dia 06/12 – Sexta-feira – 8º Dia do Novenário
“A amizade com Jesus é inquebrantável. Ele nunca se vai, embora, às vezes, pareça fazer silêncio. Quando o necessitamos, se deixa encontrar por nós (Jr 29,14) e está ao nosso lado para onde vamos (Js 1,9). Porque ele jamais rompe uma aliança.” (CV,154)
19h: Novena
19h30: Missa Solene
Celebrante: Pe. Luiz Antônio de Araújo Guimarães
Pregador: Diác. Michael Jonnathan da Silva Gomes
Noiteiros: Comunidade São Sebastião; Comunidade Nossa Senhora das Dores; Apostolado da Oração; Escolas Particulares e Projeto “Um Passo a mais”.
20h30: Momento Cultural com o Projeto “Um Passo a mais”.
Dia 07/12 – Sábado – 9º Dia do Novenário
“O Evangelho não é para alguns, mas para todos. Não é apenas para aqueles que nos parecem mais próximos, mais receptivos, mais acolhedores. É para todos. Jovens, não tenham medo de ir e levar Cristo para qualquer ambiente, até às periferias existenciais, também para quem parece mais distante, mais indiferente.” (CV,177)
07h30: 4ª Pedalada da Padroeira
15h: Batizados
18h00: 4ª Carreata da Padroeira
19h: Novena
19h30: Missa Solene
Celebrante: Pe. Luiz Antônio de Araújo Guimarães
Pregador: Diác. Inácio Filho
Noiteiros: Legião de Maria; Mãe Rainha; Centro; Prefeitura, Câmara de Vereadores e demais órgãos públicos; comerciantes; motoristas; Filarmônica Nossa Senhora da Conceição e paroquianos ausentes.
20h30: Retreta com a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição
Dia 08/12 – Domingo – DIA DA PADROEIRA
“Maria é o grande modelo para uma Igreja jovem!” (CV,43)
06h: Alvorada Festiva
06h10: Ofício da Imaculada Conceição
10h: Missa Solene da Padroeira
Celebrante: Frei Roberto Holanda, OFMCap.
15h: Missa Festiva
Celebrante: Pe. Luiz Antônio de Araújo Guimarães
16h:Procissão Solene, encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento.
18h: Evangeliza Show com a Comunidade DEMÚVI
Dia 09/12 – Segunda-feira
19h: Oração do Terço
19h30: Missa da Gratidão
Celebrante: Pe. Luiz Antônio de Araújo Guimarães
Programação durante o Novenário, de 29/11 a 07/12:
06h: Ofício da Imaculada Conceição
06h30: Missa Festiva
19h: Novena da Padroeira
19h30: Missa Solene