União dos Palmares dá início aos festejos de Santa Maria Madalena

Por : Jerlane Ferreira | Pascom SMMadalena-UP
(Fotos: Pascom SMMadalena-UP)
Neste dia 19 de janeiro, por volta das 16h, aconteceu a tradicional procissão do Mastro, percorrendo as principais ruas da cidade. Esta tradição se estende de geração em geração em terras palmarinas. Desde o ato da retirada da árvore, a limpeza, a pintura, simbolizam os prepativos para o grande momento, aguardado por cada fiel: o erguimento do mastro. Neste ano de 2020, esta tradição completa 185 anos. O mastro é carregado nos ombros dos homens, com muita garra e força. A cada ano a fé do povo se renova, ao mesmo tempo que dá abertura aos festejos alusivos da padroeira da cidade, Santa Maria Madalena, a discípula amada!
No dia 23 de janeiro, se dá continuidade aos momentos  que antecedem a Festa; com a Procissão Luminosa da Bandeira, que será erguida no mastro, marcando solenemente a abertura da Festa. Assim, seguindo com o novenário, no qual, todas as noites recebe a participação de pessoas de todas as cidades e estados, especialmente os palmarinos ausentes.
No dia 02 de fevereiro, é celebrado o dia da Festa, o dia mais aguardado pelos devotos! Pela manhã é celebrada a Santa Missa, e à tarde, a Procissão Solene, com a saída de diversas charólas, por último, a charóla da padroeira, Santa Maria Madalena.

Há 185 anos o povo palmarino segue esta tradição, com um mesmo propósito: reavivar a fé, vivendo em comunhão com Deus e o irmão, segundo o exemplo de Santa Maria Madalena, que a todo momento manteve os olhos fixos no Senhor.
Neste ano de grande júbilo que será celebrado o Centenário da Arquidiocese e o ano do Congresso Eucarístico Nacional, a Festa será realizada com o tema: Com Santa Maria Madalena anunciamos Jesus Cristo o Pão vivo descido do Céu.
“Nós da Paróquia de Santa Maria Madalena, na cidade de União dos Palmares, convidamos você a se fazer presente nos festejos decidados à nossa excelsa padroeira. Sejam todos e todas bem-vindos e bem-vindas a mais um ano dessa tão bonita Festa”, convida o pároco, padre George.