Marcos Filipe Sousa – Pascom Arquidiocesana
A Campanha da Fraternidade deste ano começou a ser estudada na Arquidiocese de Maceió neste sábado (25) com a realização de um seminário, organizado pela Equipe de Campanhas, no prédio do antigo arcebispado, atual sede do projeto Recriar Samaritano.
Padre Elison Silva, responsável pela equipe e representante da Arquidiocese da CF no Regional Nordeste II, resumiu o momento. “É um encontro que todos os anos acontece, sendo o primeiro do ano, formando as lideranças a cerca do tema, do texto base. O segundo motivação é o que será feito durante a Quaresma e ao longo do ano, e especialmente sobre a abertura que a nível de regional será realizada aqui”.
Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), somos convidados a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.
“Vida é um tema amplo e são vários aspectos deste tema, como o suicídio, a violência, as feridas da sociedade. Ela é um dom de Deus, e temos que cuidar dela. A inspiração do bom samaritano é atualizada com a figura da Santa Dulce dos Pobres, todo o cuidado com a vida abandonada, com o planeta. Celebramos o Deus da vida que não deseja a morte”.
Durante toda manhã, os participantes tiveram momento de espiritualidade, formação e sugestões de como trabalhar a Campanha da Fraternidade em seus grupos, movimentos e paróquias.
Este ano a abertura da CF do Regional Nordeste II, em que a Arquidiocese de Maceió faz parte, será realizada na capital alagoana no dia 28 de fevereiro.