Jerlane – Pascom Santa Maria Madalena- União dos Palmares
Os fiéis da Paróquia de Santa Maria Madalena celebraram a Festa de sua padroeira com grande estima e júbilo. Há 185 anos segue-se essa tradição, uma história de fé e devoção que se estende de geração em geração.
Esta festa é uma das maiores do Estado de Alagoas, reunindo todos os anos, milhares de católicos, devotos de Santa Maria Madalena, que buscam à sua intercessão, ao mesmo tempo em que agradecem pelas graças alcançadas.
Os preparativos para a Festa se iniciam no terceiro domingo de janeiro, com a tradicional procissão do mastro, dando a largada para mais um ano de festa.
No dia 23 de janeiro, acontece a procissão Luminosa da Bandeira, que percorre as principais ruas da cidade até chegar à Praça Basiliano Sarmento, onde é hasteada no mastro, marcando, solenemente, o início dos festejos à padroeira.
No dia 24 de janeiro até o dia 01 de fevereiro, acontece o novenário. Todas os dias com noiteiros e convidados diferentes, rumo a preparação para o dia da festa, que acontece solenemente no dia 02 de fevereiro. Este é um momento de graça e de esperança para todo o povo palmarino, tanto os que estão na cidade, quanto os que estão ausentes e retornam durante este período para visitar a família e prestigiar a festa.
No dia 02 de fevereiro pela manhã é celebrada a Santa Missa, à tarde acontece a tradicional procissão das charolas, com vários andores, e por último, a grande charola de Santa Maria Madalena.
Todos os anos milhares de fiéis acompanham esta procissão, muitos pagando suas promessas, de branco, descalços; a fé do povo move uma grande multidão.
Por fim, no dia 03 de fevereiro, acontece o descerramento da bandeira, simbolizando o final da Festa.