Palestras teológicas movimentam segundo e terceiro dias do Retiro Arquidiocesano de Carnaval

Por Caroline Alencar | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Caroline Alencar/Pascom Arquidiocesana)

O II Retiro Arquidiocesano de Carnaval seguiu com vasta programação nesse domingo (23) e nesta segunda-feira (24), no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, em Maceió.

Os dias foram marcados por palestras ministradas pelos padres teólogos da Arquidiocese de Maceió. No domingo, Pe. José Elielton, biblista e diretor de estudos no Seminário Arquidiocesano, meditou sobre o tema do retiro “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, e refletiu sobre a pergunta “Será que estamos sendo servos ou senhores da Igreja?”.

O dia foi encerrado com a oração do Santo Terço e caminhada luminosa meditando os ministérios gloriosos na intenção de todas as famílias.

Na segunda-feira, a palestra ficou por conta de Pe. Elison Silva, Teólogo e vice-reitor do Seminário Arquidiocesano, falou sobre o tema: Pão em todas as mesas.

O sacerdote falou sobre o sentido real e verdadeiro da Eucaristia.

“A Eucaristia nos leva ao encontro de todos, é como um coração pulsante que nos leva para dentro e para fora. Como eu tenho vivido a minha Eucaristia?”, refletiu o palestrante.

A tarde, Frei Rogério conduziou os fiéis, que rezaram a Lectio Divina e meditaram a passagem do Evangelho que reflete sobre os discípulos de Emaús.

O fiel Júnior Ferreira, da Paróquia Santa Terezinha, no bairro da Serraria, participou do retiro pela primeira vez e afirmou o retiro possibilita a vivência de silêncio e oração.

“Escolhi o retiro da Arquidiocese pela proposta de ser orante e silencioso, e está sendo uma benção. Possibilita a reflexão sobre nossa fé e nosso ser cristão. Esse é o verdadeiro retiro de oração, de conversa com Deus e palestras que tratem da importância do pão da vida”, relatou o jovem.

O terceiro dia foi encerrado com a palestra do Frade Lázaro, que falou sobre a vida de fé dw Santa Dulce dos Pobres, refletindo sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano,
Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso / “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.”

Dom Antônio Muniz presidiu as celebrações Eucarísticas nestes dois dias de retiro e participou de algumas atividades.