Retiro para os voluntários ocorreu no dia 14 de março na Casa Dom Bosco
Marcos Filipe Sousa – Pascom Arquidiocesana
A Arquidiocese de Maceió iniciou a preparação dos seus voluntários para o II Congresso Eucarístico Provincial que acontecerá no mês de junho na capital alagoana. O primeiro encontro ocorreu no último dia 14 de março na Casa do Bosco, localizado no bairro da Santa Amélia.
O encontro foi assessorado pelo padre Antônio Gomes, da Arquidiocese de Olinda e Recife, responsável pelos voluntários do Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá no mês de novembro na capital pernambucana.
“A Arquidiocese está com o um grupo seleto, de pessoas que disseram sim ao voluntariado. Trabalhamos a espiritualidade do voluntariado, e como a Eucaristia forma a Igreja, e nos ajuda a seguir firme na disponibilidade de servir para o Reino, para as pessoas, em uma comunhão plena”, disse.
E completou: “O voluntário é alguém que está no meio do povo de Deus e que querem dar sua contribuição efetiva no processo de evangelização, de catequese, na vida da Igreja. Dedicando um pouco do seu tempo nesse serviço fundamental e tão necessário. Vemos como lindo esse processo, que deve ser continuo na vida da Igreja”.
Padre Tito Régis, membro do comitê central do congresso, explicou como está sendo realizado o trabalho junto aos voluntários.
“Esse foi o nosso primeiro passo, a etapa de convocação, através deste retiro espiritual. Falamos das razões em ser voluntário, as motivações que eles têm para este serviço. São pessoas cadastradas que irão se distribuir em 15 equipes, que já começam a atuar a partir de hoje, com encontros de espiritualidade e treinamento. Todos são engajados em movimentos, pastorais ou algum grupo da Arquidiocese”, falou o sacerdote.
Ele falou da importância da figura do voluntário. “O leigo vivendo sua vocação batismal, tem sustentado o que a Igreja sonha, realizado o que o Espírito inspira os pastores. São figuras essenciais para que o projeto se torne realidade, são os nossos parceiros mais próximos, colunas que dão a Igreja toda sustentabilidade”.
Thais Ingrid da Comunidade Viventes estava no grupo dos jovens que se inscreveram para serem voluntários. “Soube do chamado feito pela Arquidiocese e estou aqui para servir neste momento importante para a Igreja”.
Já Fernanda Cristina, da Infância Missionária, soube através da paróquia do trabalho dos voluntários. “Estou muito empolgada para servir, e será muito importante essa preparação”.