DECRETO: Determinações pastorais a partir da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) 

DECRETO: Determinações pastorais a partir da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19)

Caríssimos padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas,

Neste momento, somos chamados, à luz do lema da campanha da Fraternidade 2020, a ver, sentir compaixão e cuidar do nosso próximo, a ter serenidade e confiança no Senhor, o qual passou curando toda espécie de doença e enfermidade do povo (cf. Mt 4, 23).

Diante de tantas preocupações e sofrimentos causados pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), somos convocados pelo nosso Santo Padre, o Papa Francisco, a cuidar de nós e, consequentemente, dos outros. No Brasil, a Campanha da Fraternidade 2020 nos chama a refletir e viver intensamente o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Sabemos da alegria em estarmos reunidos em comunidade, celebrando a Eucaristia, antecipando o banquete da eternidade, mas, agora, a situação exige medidas urgentes.

Em atenção às restrições feitas pelo decreto do Governo do Estado de Alagoas e Prefeitura Municipal de Maceió, em 20 de março de 2020:

    1. Reafirmo os devidos cuidados com os idosos e enfermos (inclusive nossos padres, diáconos, religiosos e religiosas), recomendando que os maiores de 60 anos entrem em período de quarentena, conforme orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde;
    2. Insisto, mais uma vez, sobre a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%;
    3. DECRETO, a partir de hoje, 20 de março, o cancelamento de todas as Celebrações Eucarísticas com a participação do povo de Deus, inclusive nas Capelas, Igrejas, Oratórios e Santuários que se encontram no território da Arquidiocese de Maceió. Com isto, as Santas Missas, especialmente no Dia do Senhor, Domingo, serão celebradas a portas fechadas, pelo sacerdote, sem a presença, sendo transmitidas, ao vivo, via internet. De modo semelhante, os fiéis poderão, ainda, assistir as Missas pelas emissoras de TV’s, internet e rádios católicas nos horários de costume.
    4. Quanto às celebrações da SEMANA SANTA, aguardar determinações futuras, em vista da situação atual;
    5. Exorto aos padres que, a exemplo do Bom Pastor, permaneçam nas paróquias para cuidar do seu rebanho;
    6. Considerando a calamidade que estamos vivendo, as Confissões sejam realizadas somente em caso de real necessidade, tomando os devidos cuidados, assim como o Sacramento da Unção dos Enfermos e a Celebração das Exéquias;
    7. No tocante às celebrações de Casamentos e Batizados, recomendamos que sejam canceladas em todo o território Arquidiocesano e transferidas para um outro tempo oportuno. Não será possível a transferência do Casamento para local privado, com reduzido número de pessoas. Da mesma forma, estão cancelados encontros, retiros e reuniões para evitar aglomeração de pessoas;
    8. A Cúria Metropolitana e as Secretarias Paroquiais estarão fechadas durante período determinado pelas autoridades civis.

Ao concluir estas determinações, invoco a intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres e peço aos sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas e a todo o povo de Deus que intensifiquem as orações pela superação desta calamidade, sem esquecer os profissionais da área de saúde e demais agentes sanitários.

Saliento que a Igreja não fecha, o que fecha são os locais de culto, porque a Igreja somos nós, Corpo místico de Jesus Cristo.

Portanto, estejamos sempre unidos propagando a fé e a esperança, acolhendo e nos solidarizando com o nosso próximo, irmãos e irmãos.

Maceió – AL, 20 de Março de 2020

Que Deus abençoe a todos.

Com a minha bênção episcopal,

Dom Antônio Muniz Fernandes, OCarm.

Arcebispo Metropolitano de Maceió

Pe. Valmir Galdino Paes da Silva

Chanceler da Cúria Arquidiocesana de Maceió

Tenha acesso ao PDF do decreto clicando aqui