Marcos Filipe/ Pascom Arquidiocesana
O povo da Arquidiocese de Maceió se reuniu ao redor dos meios de comunicação para acompanhar a celebração do Domingo de Ramos, neste dia 05, direto da Catedral Metropolitana.
“Espiritualmente a Igreja está lotada de fiéis que nos acompanham pelas redes sociais. Tenho a certeza que esta Semana Santa será vivida de forma plena”, disse o arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, no início da transmissão.
A partir da Catedral, o metropolita realizou a bênção dos ramos para toda a Arquidiocese, nesta primeira celebração que dá início a Semana Santa.
Na reflexão da primeira parte da liturgia onde é feita memória da entrada de Jesus em Jerusalém, Dom Antônio Muniz, destacou que a Igreja contínua em pé e vigilante. “Ele está no meio de nós. E se Ele é por nós, quem será contra nós?”.
E alertou sobre o que está acontecendo no país. “O presidente não tem que decretar jejum num estado laico como o Brasil. Ele deve cuidar da saúde do povo, e não se juntar com pastores inescrupulosos que estão vendo o dízimo de suas igrejas caírem. Quem só pode decretar jejum a uma nação é o Papa. Esta é a minha palavra. Espero que nenhum católico neste território obedeça. O chamado deve vir do Papa, da CNBB e dos bispos”.
Ele reforçou que as pessoas continuem em casa e vivam em família estes momentos da Semana Santa.
A liturgia prosseguiu com a segunda parte com as demais leituras e a narração da Paixão de Jesus Cristo.
“Quando fui questionado sobre se já havia visto uma Semana Santa assim, com as portas fechadas, eu respondi: não se acorrenta a Palavra de Deus. E que a Igreja viveu outros momentos assim, como na Segunda Guerra Mundial, principalmente na Europa em países como a França, Itália e Holanda. Agora temos um novo inimigo, um vírus que acometeu a civilização ocidental, que nos faz celebrar assim, mas todos com o coração aberto”.
Além das redes sociais, a celebração foi transmitida pelas rádios Imaculada e Difusora.
As demais celebrações e ritos da Semana Santa serão transmitidos pelas redes sociais da Arquidiocese de Maceió: @arqdemaceio.