Dom Antônio pede paciência aos católicos neste pico da pandemia

Por Micheliny Tenório | Pascom Arquidiocesana

(Foto: Urilian Santana – Pascom Arqudiocesana)

Em vídeo publicado nas redes sociais da Arquidiocese de Maceió, na manhã desta sexta-feira (24), o Arcebispo Dom Antônio Muniz Fernandes reafirmou seu posicionamento quanto à quarentena e isolamento social, durante a pandemia da Covid-19, publicado em portaria assinada pelo Arcebispo sobre a manutenção dos templos religiosos fechados.
Baseado em orientações médicas e da gestão pública, e da Confederação Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), Dom Antônio pede aos católicos que sejam obedientes para evitar o contágio provocado pelo novo coronavírus.
“Temos que estar atentos e sermos obedientes às orientações médicas, públicas e eclesiásticas determinadas durante esta pandemia. Tenhamos paciência e continuemos neste lindo caminho de igreja doméstica de vivência da Palavra de Deus e dos ensinamentos da Igreja, valorizando assim, a família, o diálogo, o silêncio. Nada de inquietação”, determinou o Arcebispo, ao agradecer publicamente a dois médicos.
“Agradeço a duas pessoas que em suas redes sociais fizeram declarações muito bonitas: doutor José Wanderley, meu médico, que colocou a seriedade do momento a necessidade de se estar em casa e não na rua e que disse não poder operar naquele momento por que os enfermeiros e enfermeiras e demais auxiliares que lhe acompanhariam na cirurgia estavam todos afastados e muitos deles com teste positivo para a Covid-19. A outra pessoa foi doutor Arthur da Santa Casa de Misericórdia que fez um apelo muito generoso e caridoso, mostrando a realidade da superlotação deste hospital”.
Diante dos relatos dos médicos e das informações divulgadas por órgãos oficiais da gestão pública, Dom Antônio alertou:
“Portanto, não pensem que é brincadeira, evitem aglomerações, saiam às ruas de máscaras. Esta é a determinação dos médicos, daqueles que cuidam de nossa saúde com respeito e carinho. No momento que tiver de abrir os templos religiosos, sou eu que vou decretar esta abertura, mas, no momento tudo continua como está”, frisou Dom Antônio.
Durante as transmissões da Santa Missa pelas redes sociais da Arquidiocese, o Arcebispo tem refletido sobre os cuidados com a higiene e as aprendizagens que esta pandemia tem oportunizado a todos.