Momentos de oração e Santa Missa com Dom Antônio Muniz são transmitidos pela Pascom Arquidiocesana e o metropolita destaca que rezem em família e sem aglemerações.
Por Roberison Xavier
A Arquidiocese Metropolitana de Maceió iniciou, na noite dessa sexta-feira (1º), as celebrações em comemoração ao Mês Mariano. A abertura foi presidida, de forma on-line, pelo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, O. Carm.
O momento mariano, transmitido pelas redes sociais direto da Capela particular da residência episcopal, começou com um cântico em homenagem à Nossa Senhora.
Em seguida, o metropolita fez um breve histórico sobre os estudos feitos por doutores da Igreja em favor da grande personalidade de Nossa Senhora e da recitação do Santo Terço em honra à mãe de Jesus.
“Ireneu de Lyon, Bernardo de Claraval e São Domingos de Gusmão vão representar essa plêiade de pessoas que consagram toda a sua vida à Maria e nos ajudam a contemplar os mistérios de Jesus, os mistérios da fé que são contemplados nos terços que iremos recitar neste mês de maio. Vamos refletir com Maria toda a história da Salvação, presente no Santo e Bendito nome de Jesus”, afirmou dom Antônio Muniz.
Durante a celebração, o arcebispo leu a carta do papa Francisco para todos os fiéis neste mês de maio, esta Carta traz também duas orações, que a pedido do Santo Padre devem ser rezadas ao final de cada recitação do terço.
“Neste mês, é tradição rezar o Terço em casa, com a família; dimensão esta – a doméstica –, que as restrições da pandemia nos ‘forçaram’ a valorizar, inclusive do ponto de vista espiritual. Por isso, pensei propor-vos a todos que volteis a descobrir a beleza de rezar o Terço em casa, no Mês de Maio. Podeis fazê-lo juntos ou individualmente: vocês poderão decidir de acordo com as situações, valorizando ambas as possibilidades. Seja como for, há um segredo para o fazer bem: a simplicidade. E é fácil encontrar, mesmo na Internet, bons esquemas para seguir na sua recitação”, diz um trecho do documento publicado pelo pontífice no último sábado (25).
Ao final, o arcebispo reforçou que o Decreto, 20 de março de 2020, ainda está em vigor e que não deve haver aglomerações em Igrejas ou capelas para a recitação do terço, pediu ainda que rezem em suas casas com as famílias e acompanhem pelas redes sociais os momentos marianos e a Santa Missa. Ainda diante da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, Padroeira da Arquidiocese e da Cidade de Maceió, ele ofereceu à proteção de Maria toda a população de sua Arquidiocese.
A partir da próxima segunda-feira (04), por meio de podcast, serão disponibilizadas, diariamente, a oração do Santo Terço e as orações recomendadas pelo Papa para que sejam rezadas em toda a extensão territorial da Arquidiocese.
O material será postado neste site da Igreja Particular da Capital alagoana e enviado pela Pascom Arquidiocesana e Paroquiais a grupos de whatsApp.