Dom Antônio Muniz agradece demonstraçoes de carinho no dia que completa 40 anos de vida sacerdotal 

Arcebispo Metropolitano de Maceió recebeu homenagens pelas redes sociais dos fiéis

*Por Marcos Filipe | Pascom Arquidiocesana

(Foto: Urilian Santana/Pascom Arquidiocesana)

Este domingo, dia 24 de maio, marca uma data especial para o Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, O. Carm. Há 40 anos ele se consagrava a Deus como sacerdote e 22 anos depois, ocorria sua sagração episcopal.

A data foi celebrada na missa dominical transmitida direto de sua residência, pelas redes sociais da Arquidiocese, no horário da manhã. Na solenidade da Ascensão do Senhor, ele fez uma reflexão da sua vida e do momento que a sociedade vive.

“Jesus nos prepara um lugar para nos no céu. As promessas de Deus nunca decepcionam”, iniciou falando dos tempos de incerteza com a pandemia do novo coronavírus.

O metropolita recordou que antes de voltar ao Pai, Jesus nos deixou um mandado, que ele como bispo sempre faz memória. “É um passo em direção ao outro quando nos mandar ir pregar o Evangelho. Jesus quer chegar e encontrar a sua Igreja andando, não parada achando que já fez tudo”.

No final, ele agradeceu o carinho recebido através de ligações, mensagens e vídeos pelas redes sociais da Arquidiocese e foi surpreendido pelo seminarista Urilian Santana, responsável pelas transmissões neste tempo de pandemia, que ofereceu uma música e um buquê de flores em nome de toda Arquidiocese.

Dom Muniz consagrou a data a Nossa Senhora dos Prazeres e concedeu a bênção final com o báculo e mitra recebidos em sua sagração episcopal.

“Eles foram entregues a mim por Dom Hélder Câmara e por Dom Eliseu Maria Gomes de Oliveira, que me ordenou padre”, relembrando as datas.

Neste tempo de isolamento social em combate à Covid-19, o Arcebispo está usando as redes sociais para continuar próximo às pessoas com transmissões de missas e vídeos diários com reflexões para todo o Povo de Deus.

Conheça a Biografia de Dom Antônio Muniz

Dom Antônio Muniz Fernandes, O. Carm., nasceu na cidade paraibana Princesa Isabel, no dia 11 de agosto de 1952.

Foi ordenado padre no dia 24 de maio de 1980, sendo nomeado para o episcopado em fevereiro de 1998, para a Diocese de Guarabira, estado da Paraíba, onde ficou até 2006.

Sua sagração episcopal ocorreu na cidade de Olinda pelas mãos de Dom Marcelo Pinto Carvalheria.

Formado em Filosofia e em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife, possui mestrado em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana de Roma. Fez ainda Complementação Bíblica em Jerusalém e Inglês em Recife.

Atual arcebispo da Arquidiocese de Maceió desde 2007, assim que chegou se preocupou a escalada alarmante da violência no Estado, e instituiu as Missas pela Paz, celebradas mensalmente na Catedral, com ampla participação das comunidades e com a presença de autoridades civis e militares.

Ante o avanço assustador do narcotráfico nas Alagoas e o aumento considerável de dependentes químicos, D. Antônio fundou a Fazenda da Esperança Santa Teresinha, cujo objetivo é acolher dependentes químicos e recuperá-los.

A Pastoral Social é um imperativo no episcopado de D. Muniz. Ele organizou a Casa do Servo Sofredor, mudanças na Casa do Pobre, no Vergel do Lago, e vem dinamizando Juvenópolis.