Arcebispo Metropolitano de Maceió inicia trezena de Santo Antônio online

Convento dos Capuchinhos e Paróquias dedicadas ao santo irão participar do momento.

*Por Marcos Filipe Sousa | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Urilian Santana/Pascom Arquidiocesana)

Santo Antônio, um dos santos mais queridos pelo povo brasileiro, está sendo celebrado na Arquidiocese de Maceió com uma trezena online conduzida pelo arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, junto às paróquias e Convento dos Capuchinhos dedicadas ao santo.

“Terminamos o mês mariano e hoje com muita alegria nos unimos em especial com a família Franciscana, para celebrar Santo Antônio”, iniciou o metropolita no primeiro dia da trezena na noite nesta segunda-feira (1°).

Participaram com ele nos 04 dias inicias da Trezena, os freis do Convento Capuchinhos, em Maceió, Hélio Barbosa e Rodrigo Hipólito. Também participarão as paróquias da Arquidiocese dedicadas ao santo português.

Até o dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, será refletida a vida do protetor dos pobres e dos namorados. “Convido os devotos e aqueles que queiram participar conosco da trezena. Basta entrar em contato nas redes sociais da Arquidiocese e a Pascom dirá qual o processo. Iniciaremos, no segundo dia da trezena, com os casais de namorados”, explicou o arcebispo.

Antes da celebração Eucarística da tarde, 17h, o metropolita abençoou a imagem de Santo Antônio que ganhou do Casal Antônio Vieira e Luciana Padilha.

Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio, embora conhecido como o santo de Pádua, na Itália, na verdade é natural de Lisboa, Portugal. É da família Bulhões e seu nome de batismo é Fernando. Seu nome foi mudado quando fez opção pela vida religiosa, já que o “homem velho” – Fernando – morreu para o mundo, e o “homem novo” – Antônio – nasceu para Deus.

Inicialmente, tornou-se um monge agostiniano, em Lisboa; depois, viveu em Coimbra. Tornou-se franciscano posteriormente, quando viu três missionários indo para o Marrocos, no desejo, ardentes de serem mártires. Tempos depois, esses frades faleceram. Quando os restos mortais deles voltaram para Portugal, o fato despertou em Antônio o desejo de entrar para a Ordem dos Frades Menores.

Como missionário franciscano, o santo tentou ir ao Marrocos uma vez e ficou doente. Na segunda vez, a embarcação em que estava foi desviada por uma tempestade e jogada ao sul de Cecília. Lá, ele permaneceu com outros franciscanos e fez sua vida religiosa no sul da Itália.

Santo Antônio morreu, ainda jovem, aos 36 anos. Porém, sua fama de santidade espalhou-se rapidamente não só pela Europa, mas por todo o mundo. Atribui-se a essa rápida disseminação da santidade de Antônio o fato de ele ser um exímio pregador, por saber de cor a Bíblia e ter uma eloquência formidável! O jeito de falar dele era simples, com profunda doutrina; ao mesmo tempo, Antônio era acessível à população.

Ele atendia com simplicidade e dedicação as pessoas, os mais necessitados e doentes, por isso era tão querido.

Antônio é conhecido como o santo que intercede pelas pessoas que querem conseguir um namorado ou um esposo. Não se sabe de onde vem essa devoção; o que se sabe é que esse santo era muito atento às questões familiares. As pessoas com problemas na família o procuravam para pedir conselhos e ele as atendia. Por isso, foi formando a respeito dele essa devoção de intercessor por aqueles que querem arranjar um namorado, que tem o desejo de formar uma família.