Dom Antônio Muniz destaca a importância do entendimento sobre a Santíssima Trindade

Dom Antônio relembrou a história da Igreja em manter a fé baseada na Trinidade Santa por meio de ações como a perseverança de São Paulo e o acolhimento de Papa Francisco.

Por Micheliny Tenório | Pascom Arquidiocesana

(Santa Missa na capela particular da residência episcopal | foto: Urilian Santana/Pascom)

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Assim, tem início a Santa Missa invocando a presença da Santíssima Trindade. Neste domingo (7), dedicado ao santo mistério que envolve a espiritualidade cristã, o Arcebispo de Maceió Dom Antônio Muniz recordou passagens históricas da Igreja que contribuíram para o entendimento da ação da Trinidade Santa na vida do crente.
O Arcebispo pontuou a articulação da Igreja no início da era cristã, até o ano de 500 d.C, para o fortalecimento da fé inspirada pela Santíssima Trindade. Nesse período ocorreram importantes concílios, a exemplo do Concílio Niceno Constantinopolitano, de onde se originou o Credo que é a profissão de fé dos cristãos católicos, e o Concílio de Calcedônia. Estes concílios também foram importantes no combate a heresias.
Dom Antônio também mencionou o pedido de Moisés a Deus para que habitasse entre seu povo; a perseverança de São Paulo em manter a fé e os olhos abertos para a verdade; a doutrina disseminada por Santa Elizabete da Trindade, que ajudou os cristãos modernos a entenderem o significado deste mistério; e o Papa Francisco, que em sua definição de “casa comum para todos” acolhe a todos em nome de Deus. E acrescentou:
“Deus em sua infinita bondade, na sua unicidade, se faz próximo de nós por meio de seu filho Jesus Cristo e pelo Espírito que vai ser dado aos crentes, para compreendermos o mistério da Santíssima Trindade. Paulo, de uma forma humilde disse: ‘eu vos transmito aquilo que eu recebi”. Temos a função de conservar a fé para a vinda na Glória de Nosso Senhor Jesus Cristo, quando vamos entender a beleza e o esplendor da Santíssima Trindade”, refletiu o Arcebispo.


Dom Antônio fez uma breve referência ao cristianismo, islamismo e judaísmo como religiões que acreditam num único Deus, que é bondoso e se compadece daqueles que sofrem.
A Solenidade da Santíssima Trindade está ligada à Solenidade de Corpus Christi, que será celebrada na próxima quinta-feira (11) sem a criatividade e beleza dos tapetes que normalmente enfeitam a festa, mas com a certeza de que a Santa Eucaristia se revela em verdade e vida que é Jesus Cristo.

Acompanhe a solenidade que será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese de Maceió.