Corpus Crhisti 2020 na Arquidiocese de Maceió tem live e ação solidária

Pessoas puderam deixar na Catedral Metropolitana, no sistema drive-thru, alimentos e agasalhos para abrigos.

Por Marcos Filipe Sousa | Pascom Arquidiocesana

(Foto: Carlos Roberto)

“Adorar Jesus também é ser solidário”. Foram com essas palavras que o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, iniciou uma live solidária na manhã da quinta-feira (11) na solenidade de Corpus Christi, direto da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora dos Prazeres.

Foram mais de seis horas de uma ação solidária entitulada de “Corpus Christi da Solidariedade”, onde as pessoas podiam passar pela Igreja, localizada no Centro da capital, e deixar no sistema drive-thru alimentos para os abrigos provisórios criados e mantidos pela Arquidiocese com pessoas em situação de rua e população vulnerável durante este tempo de pandemia do novo coronavírus.

“Nós vamos destruir essa pandemia com a solidariedade”, disse o arcebispo analisando o atual momento vivido. Para o metropolita, todos devem semear a esperança e a fraternidade nesses momentos.

Atualmente, o abrigo está com 240 pessoas, mas o objetivo é ampliar para 600 pessoas. Nele as pessoas são abrigadas onde passam o dia com atividades, refeições, assistência médica e se protegem da contaminação.

“Estamos realizando este momento de motivação, interagindo com todos, nessa campanha de solidariedade no Dia de Corpus Christi”, comentou Dom Antônio Muniz.

Durante a live ocorreu a oração do Terço Mariano, com a presença do Frei João e Padre Alex Sandro, as pessoas puderam tirar dúvida sobre como ajudar o abrigo. Também outros projetos participaram da transmissão, apresentando os trabalhos que estão sendo realizados por toda a Arquidiocese, como Projeto Irmã Dulce dos Pobres, que atende a região lagunar de Maceió.

“Não podemos simplesmente receber Jesus na Eucaristia sem compreender que esse Alimento nos leva ao encontro do outro; dos que necessitam. A Eucaristia nos faz enxergar tudo com os olhos de Jesus, a não ser indiferente”, comentou padre Elison Silva.

A transmissão também contou com a apresentação da cantora católica Kellyane,  testemunho de um casal curada da Covid-19, Bárbara e Vínicius. Durante a live, o Padre Cícero Lenisvaldo, da Pastoral da Saúde, falou sobre o trabalho que está sendo realizado nos hospitais durante esse período, ele que percorreu as unidades nesta semana, levando Jesus Eucarístico.

“Consultamos a gerência de risco dos hospitais e Dom Antônio Muniz pediu que eu entrasse em contato com as dioceses italianas para saber de suas experiências e como poderíamos visitar esses doentes”, iniciou falando da preparação para levar Jesus Eucarístico às enfermarias.

“Um momento de muita emoção”, expressou o padre para todas as visitas que fez. “Queremos fazer com que as pessoas percebam que não estão sozinhas, que Nosso Senhor está com elas”.

Padre Tito Régis também participou on-line falando do projeto de escuta da Paróquia São Miguel Arcanjo, no bairro Colina dos Eucaliptos, cujo objetivo é ouvir as pessoas por telefome ou aplicativo durante a pandemia.

A live aconteceu de 9h às 12h, apresentada por Dom Antônio Muniz e tendo a presença de Frei João, Casa de Ranquines, e Cauê Castro, do Setor Juventude.