Por Marcos Filipe | Pascom Arquidiocesana
A Comissão Arquidiocesana para Animação Bíblico-Catequética informou esta semana que devido à situação de pandemia da Covid-19, a Catequese de forma presencial estará suspensa neste ano, por questão de segurança e garantia da saúde dos catequistas, catequizandos e familiares.
Algumas paróquias possuem condições de realizar catequese virtual de forma criativa e eficaz, mas a maioria não têm. Com o retorno apenas em 2021, a comissão trouxe algumas dicas para este momento.
Para os catequistas a equipe aconselha investir na Formação Permanente seja via online (para quem tem condições) promovido pela CNBB ou aprofundando nos estudos do Catecismo da Igreja Católica; reler a Bíblia para desenvolver intimidade com Deus e retornar a catequese presencial com maior segurança para os catequizandos; ler a vida de um (a) santo (a) e imitar as virtudes e planejar a catequese pós-pandemia. E para isso, realizar reuniões online ou presencial, mas respeitando as normas do decreto (distância, máscaras, uso de álcool gel, local aberto).
Para os Catequizandos e sua família, incentivar leitura bíblica com os pais ou leitura de livros didáticos sobre Jesus Cristo, sobre a Eucaristia; dentro do possível, incentivar a prática da fé, na solidariedade e na prática do ato de bondade; apresentar pequenas orações e motivar orações particulares na semana pela paz, pelas famílias entre outras intenções; motivar as crianças a passarem na igreja para conversar com Jesus, brevemente; interagir com os catequizandos sobre o Evangelho do domingo.
Para o mês de novembro está prevista uma assembleia virtual, ou presencial, dependendo das condições sanitárias para planejar 2021.A comissão agradece a compreensão e pede que os catequistas invistam em sua formação neste período.