Reitor da Catedral convida maceioenses a iniciarem retiro espiritual na 1° noite da novena de Nossa Senhora dos Prazeres 2020

Foto: Wanderlan Veloso (Pascom Arquidiocesana)

Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana

Com o hasteamento da bandeira de Nossa Senhora dos Prazeres na noite desta segunda-feira (17) na Catedral Metropolitana, localizada no Centro da capital, iniciou oficialmente a festa da padroeira da Arquidiocese de Maceió, com o primeiro dia da novena.

A celebração foi presidida pelo reitor da Catedral, Cônego Severino Fernando, que convidou os maceioenses a iniciarem um retiro durante a festa de Virgem Maria. “Para entrar nesse clima de oração, ficar fortalecido para continuar a missão de conviver melhor com seu próximo dentro desse contexto social desafiador. Somos chamados e enviados em missão, com a Palavra de Deus que é força e encorajamento em nossa vida”.

O padre pediu que o povo meditasse em seu coração durante as festividades, a vida da mãe de Jesus. “Ela viveu sua existência voltada para este Senhor com seu sim; dado livremente, corajosamente, cheio de fé e esperança. Nós que somos seus filhos, temos que olhar para seu coração e testemunho, para que possamos como ela, levar a Palavra de Deus para todas as realidades da vida, porque assim o Senhor nos confia, para que o mundo conheça profundamente e seja convertido para a presença de Deus”.

Então o sacerdote refletiu a leitura escolhida do Evangelho de Mateus, o encontro de Jesus e o jovem rico, destacando que todo encontro o Mestre, desestrutura nossa vida. “No íntimo do seu coração, o jovem buscava algo que o preenchesse. O Senhor que conhece profundamente o coração de todos, dentro da realidade que ele precisa transformar diz: Vende o que tu tens, dê aos pobres e depois me siga. Quando a Palavra de Deus penetra no coração, começa a agir naquilo que muitas vezes, imaginamos que está de acordo com a vontade de Deus. A tristeza entra no coração do jovem e fez que ele abandonasse”.

Foto: Wanderlan Veloso (Pascom Arquidiocesana)

O cônego fez um paralelo com a vida de Maria e seu sim. “Ela o acolhe com toda a sua liberdade de filha, e abraça essa Palavra: Faça-se em mim, segundo a Tua vontade. É o gesto mais sublime de que está preparada para acolher o desejo daquilo que o Senhor que fazer em sua vida e ainda nos diz: Fazei tudo o que Ele vos disser. Compete a nós, acolher essa Palavra também. Ela vive esse abandono total humano para viver exclusivamente para o Senhor”.

Reprodução/Youtube

“Assim deve ser essa novena, que ela consiga surtir efeito em nossa vida, mas dependerá de como vamos acolher essa Palavra no meio de nós”, concluiu.

Com tema “Maceió vos venera Maria, tomai conta de nossa cidade”, as comemorações continuam nesta terça-feira (18) com missas diárias às 6h, com transmissão pela Rádio Difusora de Alagoas 960 AM; às 12h pela Rádio Imaculada 92.3 FM e às 17h, ambas transmitidas pelas redes sociais, assim como a novena das 19h.

Seguindo o protocolo sanitário da Arquidiocese e as recomendações em meio a pandemia da Covid-19, o número de pessoas será reduzido, e para participar das missas, os fiéis devem fazer o agendamento online. Basta entrar em contato nas redes sociais da Catedral Metropolitana ou da Arquidiocese de Maceió ou clicando aqui.

Neste primeiro momento, pessoas acima dos 60 anos, crianças, portadores de doenças crônicas ou do grupo de risco, devem permanecer em casa e acompanhar pelas redes sociais.