Festa da Padroeira: “A imagem sorridente de Nossa Senhora é uma luz que extingue a escuridão”, afirma padre Lídio Torres

Thiago Aquino – Pascom Arquidiocesana

Maria, casa da Palavra de Deus. Foi esse o tema que norteou a Missa das 12h desta terça-feira (18), primeiro dia da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da Arquidiocese e cidade de Maceió. A celebração teve a participação de cinco paróquias da Área Norte.

A Missa foi presidida por padre Luiz Antônio, administrador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição da cidade do Passo de Camaragibe. O pregador foi o padre Lídio Torres, administrador da Paróquia Santo Amaro, da cidade de Paripueira.

Com base nas leituras do dia, padre Lídio refletiu sobre riquezas passageiras e riquezas do céu. “Hoje Jesus situa nosso coração sobre as riquezas. Qual seria a grande riqueza que o homem teria alcançado? Muitos querem alcançar a riqueza material, dinheiro, as riquezas intelectuais e tantas outras para nossa vida passageira, mas não esqueçamos que precisamos fazer como Nossa Senhora que parte apressadamente, todo dia é momento de contemplarmos essa saída, porque tudo passa e o que nos resta? São Pedro, de forma sincera, fala do lugar onde perfeitamente todo cristão pode crescer e fortificar: a Igreja, casa de Maria, pois o Senhor nos dá consolo, nos dá Maria e a vida da Igreja”, disse.

O sacerdote relacionou as leituras com o tema do primeiro dia da Festa da Padroeira: “Nossa Senhora preza a fé e cuida da nossa vida, ela sendo silenciosa e estando diante de Deus, nos favorece ver essa Igreja abençoada que tem passos firmes que passam intempéries. Ou seja, a fé nos leva a crer nas riquezas do céu. Deus nos deu tudo”.

Padre Lídio reforçou que Maria não pode ser esquecida pelos cristãos. “Apesar ser tratada com indiferença nos tempos de hoje, Maria insiste, no silêncio, em ser mãe da Igreja, mãe dos homens, ela é a senhora e representante da vida que nunca apoiará qualquer tipo de dano aos viventes”, observou.

Diante de tantos desafios e problemas na sociedade, o sacerdote deixou ainda uma mensagem de esperança: “Onde existe uma família crente, existe possibilidade de transformação na sociedade, porque onde existe fé, há a garantia da benção do Senhor. Hoje as graças de Nossa Senhora dos Prazeres podem alcançar os corações mais pequeninos e, assim, podem ser transportados e que esses possam confiar mais em Jesus, para que não vivam nenhum momento de escuridão”. “Que Nossa Senhora dos Prazeres nos leve adiante ao seu filho Jesus e que Ele seja a nossa maior alegria”,acrescentou.

O pregador apresentou como ação de graça a unidade da Área Norte. “Com alegria, queremos conservar nossa unidade, sinal marcante na Área Norte, pelos trabalhos vivenciados nas paróquias, uma parcela da grande casa da Nossa Senhora dos Prazeres. Aqui enxergamos nela uma imagem sorridente que é uma luz na escuridão, ela extingue a escuridão e tudo aquilo que não podemos idolatrar. Portanto, colocando a nossa vida com mais intensidade neste altar, haveremos de colher a luz de cada dia, a providencia do Senhor”, pontuou padre Lídio.

Também concelebraram: padre Marcos, administrador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio (Barra de Santo Antônio); padre José Ronaldo, administrador da Futura Paróquia Santo Antonio (São Luis do Quitunde); padre Fernando Jeronimo, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação (Porto Calvo) e padre Leones Almeida, administrador da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Conjunto João Sampaio I – Setor Tabuleiro I). O diácono Luiz Antonio, que está em missão na Paróquia Sagrada Família (Jacarecica), proclamou o Evangelho e auxiliou na celebração.