Comunidade Católica Shalom realiza Missa de Ingresso no Discipulado

Comunicação / Shalom Maceió

Presente na Arquidiocese de Maceió há 15 anos, a Comunidade Católica Shalom é uma Associação Privada Internacional de Fieis formada por homens e mulheres que desejam anunciar o Evangelho neste Carisma específico. Todos os anos a Comunidade realiza as missas de compromissos de seus membros na oitava da Páscoa como forma de expressar um de seus fundamentos que é a experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz.

Devido à quarentena ocasionada pela Covid-19, a realização dessas missas precisou ser adiada em vista de garantir a segurança de todos os participantes. Com o último decreto do nosso arcebispo que autorizou o retorno das atividades presenciais com adoção dos critérios de distanciamento, nossos irmãos farão neste mês de Setembro suas promessas a nosso Senhor Jesus Cristo.

A primeira delas, realizada ontem, dia 3, foi a missa de Ingresso no Discipulado. Hoje, dia 4, haverá a missa de Renovação das Promessas no Celibato. As próximas ocorrerão dias 08/09 (Primeiras Promessas no Celibato pelo Reino), 09/09 (Renovação das Promessas no Carisma Shalom) e 10/09 (Primeiras Promessas no Carisma).

Ao longo de seu caminho vocacional o membro passa por níveis formativos distintos, sendo o primeiro deles o Postulantado, que consiste em um período de pelo menos um ano de experiência no Carisma. Em seguida inicia-se o processo formativo do membro no Discipulado, que terá no mínimo dois anos, fase na qual se recebe o sinal visível de sua eleição, uma cruz em forma de tau. Passado o período de formação, o membro pode então fazer suas primeiras Promessas Temporárias no Carisma Shalom, que serão renovadas por pelo menos quatro anos até se fazer as Promessas Definitivas no Carisma.

Essas promessas são “um ato de incorporação à Comunidade e são distintas da assunção dos conselhos evangélicos por parte dos celibatários pelo Reino” (ECCSh, 16).

No Carisma Shalom estão presentes as três formas de vida (matrimônio, sacerdócio e celibato pelo Reino dos Céus), vistas como complementares e incentivadas a buscar na Santíssima Trindade “a fonte e o modelo de sua vivência e missão” (ECCSh, 59). As nossas missas de compromisso são, assim, nossa forma de responder ao chamado de Deus que com Amor e misericórdia nos elege e sustenta ao lindo das nossas vidas!