Paróquia dedica à Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese de Maceió celebra festa de sua padroeira

Por Marcos Filipe | Pascom Arquidiocesana

Fotos: Hilda/Pascom Inocoop

Distante à 2.240 quilômetros do Santuário Nacional, a paróquia dedicada à Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese de Maceió, localizada no Conjunto Inocoop, no bairro Cidade Universitária, acolheu devotos de vários lugares do estado nos dias de sua festa. O arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes. O.Carm., presidiu a missa solene na manhã da última segunda-feira (12).

O metropolita destacou a força e o significado contido na imagem da padroeira encontrada há mais de 300 anos no Rio Paraíba. “É o respeito a mulher, em especial a mulher negra. É uma lição eloquente para os dias de hoje, principalmente quando existem tantos feminicídios e agressões contra as mulheres”.

O administrador paroquial, Padre Rodrigo Rios, falou sobre a participação dos fiéis em meio a pandemia de Covid-19. “No início estávamos temerosos, mas a resposta do povo foi a fé. Eles vieram, participaram e conseguimos presenciar uma manifestação pública de carinho à Virgem Maria e as homenagens durante esses dias”.

Um dos exemplos de devoção que encontramos foi da senhora Nazidir Barros, que anualmente vai à Basílica em São Paulo pagar uma promessa. Mas este ano devido a pandemia, procurou à paróquia dedicada a padroeira para realizar o gesto de agradecimento.

“Sou de Pernambuco e estou na casa do meu filho aqui na cidade e vim até a paróquia pagar minha promessas. E este ano é especial, pois fui vítima da Covid-19 e pedi que Nossa Senhora Aparecida intercedesse por mim para que eu não precisasse me internar. E estou aqui hoje curada, vindo agradecer”, explicou.

Maria Cícera, mais conhecida na Comunidade como Nenê Januário, teve um câncer de mama e também recorreu ao carinho da Virgem Aparecida nesse momento. “Eu olhei para ela e pedi que o Filho dela, tomasse conta. O mais importante da cura, não foi da doença, mas a espiritual durante o tratamento”.

O dia encerrou com uma segunda missa no horário da tarde e uma carreata pelas principais ruas da comunidade.