Arquidiocese de Maceió celebra a ordenação de mais um diácono

Por Marcos Filipe | Pascom Arquidiocesana

(fOTOS: Carlos Roberto | Pascom Arquidiocesana)

A cidade de Ibateguara, zona da mata alagoana, foi o local escolhido pelo seminarista Ronaldo da Silva Fernandes, para a sua ordenação diaconal, ocorrida nesta quarta-feira (18), a concelebração eucarística foi presidida pelo vigário geral, Dom Genival Saraiva, além do Arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, estavam presentes padres e diáconos.
Cercado dos amigos e familiares, o novo diácono das Igreja Católica ouviu atentamente a homilia de Dom Genival Saraiva.
“O gesto de Dom Antônio encontra um elemento comum entre mim e você, não é a idade, nem a naturalidade, mas de qualquer forma, com certeza essa dado motivo esse gesto: é que minha família migrou da Paraíba para aqui na década de 1950, e aqui ao chegar, já estava na condição de seminarista da Diocese de Campina Grande. E hoje fala o coração, porque me sinto parte dessa comunidade de Ibateguara”, falou emocionado o bispo emérito de Palmares-PE.


“Você terá a consciência de fazer essa família, a Arquidiocese de Maceió, crescer. Hoje é uma alegria para todos que fazem parte dela. Procure zelá-la. Sua vida tem essa direção a partir de hoje, sacramentalmente, a Palavra, o Altar e a Caridade”, voltando-se para o então candidato.
O novo diácono jurou fidelidade ao arcebispo e seus sucessores e a todas as promessas do rito. Durante a ladainha, escolheram se deitar diretamente no chão, como sinal de entrega total a Deus para servir aos irmãos em suas diversas necessidades.
Pelas mãos e prece de ordenação do arcebispo, Ronaldo da Silva Fernandes foi ordenado diáconos transitório.
Em seu discurso de agradecimento, o novo membro do clero, lembrou os romeiros que partem do município para a cidade de Juazeiro no Ceará, como referência do exemplo de fé que levou consigo para o seminário.
“Como a caminhada não termina, e está apenas começando. Permitam-me dizer poucas palavras que falam em meu coração. Recebido da Santa Igreja, o ministério de diácono transitório, sabemos que é o primeiro grau da ordem, a qual me configuro a Cristo, servidor da humanidade, por amor ao Pai e aos irmãos. Para mim, um momento de muita alegria, dando mais um passo da minha vocação, rumo ao sacerdócio”, iniciou.


Para Ronaldo, era um momento de gratidão a Deus e as pessoas que colaboraram em sua caminhada. “A oração de muitos de vocês, sustentou a minha caminhada até este momento. Por isso, hoje elevo um agradecimento especial ao nosso bom Deus, e ao meu Divino amigo, Jesus, e peço a graça de ser transparência sua no ministério recebido neste ano em que a Arquidiocese de Maceió completa 100 anos de história”.
E completou: “Pautei a minha caminhada olhando para Jesus, razão do meu viver, da minha vocação. Assim caminhei com o desejo faminto Daquele a qual entrego minha vida. Por Ele caminheiro, com Ele caminharei até o fim”.

A Paróquia São Sebastião organizou tudo de acordo com as medidas de segurança sanitária, como uso obrigatório da máscara e mantendo o distanciamento social. Diác. Ronaldo escolheu os padres Fernando Antônio Bezerra, representante do Clero, e o padre Valdo Omena, administrador paroquial de Ibateguara, para vestirem-o com as veste própias de Diácono.