| Por Thiago Aquino / Pascom Arquidiocesana
Após o estágio pastoral na Paróquia Sagrada Família de Nazaré, no bairro de Jacarecica, em Maceió, o diácono Luiz Antônio do Nascimento Silva voltou nessa quinta-feira (12) como neo-sacerdote. O novo padre da Arquidiocese de Maceió presidiu a primeira Missa na Igreja Matriz da comunidade onde passou um ano em experiência diaconal. Padre Luiz Antônio foi ordenado no dia 10 de novembro, em Porto Calvo.
A participação presencial foi restrita a alguns fiéis, como vem sendo a partir das orientações dos órgãos de Saúde para evitar o contágio do novo coronavírus, e transmitidas pelas redes sociais da Paróquia Sagrada Família.
O neo-sacerdote partilhou sobre o sentimento de presidir a primeira Missa. “É uma alegria imensurável e inexplicável, um sonho há muito tempo sonhado. É muito difícil de narrar a alegria que trago em meu coração ao presidir a primeira Missa aqui onde desempenhei quase um ano de estagio no diaconato com todas as pessoas que gosto e ocupam um lugar no meu coração”, disse padre Luiz Antônio.
O novo sacerdote da Igreja também falou sobre o que deseja para a nova vida abraçada: “Que este sacerdócio seja em favor do povo, seja para a cura do povo. Que a fé em Deus seja transbordante e contagiante a todos aqueles que me rodeiam, que não me vejam, mas vejam um sinal de Deus, vejam Jesus que transparece amor, compaixão e misericórdia. Esse é o meu desejo para meu ministério”.
O padre Francisco Calheiros, administrador paroquial, concelebrou e foi o pregador. Ele refletiu sobre o sentido da noite para o povo de Deus. “Hoje nos alegramos e rendemos graças a Deus por esse dom à Igreja, especialmente à Arquidiocese de Maceió. Hoje o Senhor realmente, como diz Simeão, visita o seu povo com essa graça, porque nós vimos e damos testemunho das maravilhas de Deus realizadas na vida do nosso irmão padre Luiz Antonio e consequentemente em nossa vida. O jovem se faz ministro de Deus, se faz dom através do sacrifício eucarístico por nós para santificar seu povo”, pontuou padre Francisco.
O sacerdote também falou dos desafios da vida sacerdotal e pediu orações . “A cruz é o estandarte de vitória, é com a cruz que a gente vence e se torna ministro santo de Deus. Que padre Luiz Antônio continue sendo um sinal da presença de Deus, que seja um sacerdote santo. É bom recordar: por que o diabo atenta tanto os ministros de Deus, os sacerdotes? Porque tirando o sacerdote, ele tira o mais importante que temos: Cristo, por isso é necessário rezar pelos sacerdotes”, orientou.
Ordenações
O ano em que a Arquidiocese de Maceió celebra o Centenário se encerra com a ordenação de cinco padres e sete diáconos. A primeira ordenação presbiterial foi a do padre Luiz Antônio, que teve as mãos ungidas com o óleo do sacramento da Ordem pelas mãos de Dom Antônio Muniz Fernandes no dia 10 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, no município de Porto Calvo.
Confira fotos da ordenação registadas pela Pascom Porto Calvo
Próximas ordenações diaconais
18/11 Ibateguara – 17h – seminarista Ronaldo da Silva Fernandes
23/11 Flexeiras 19h– seminarista Diego Luis Barros dos Santos
10/12 Forene – 19h30 – seminaristas José Antelmo Correia Lima e Jailson da Silva Santos
14/12 São João Vianney – 19h – seminarista Urilian Santana de Moraes
28/12 São Miguel Arcanjo Colina dos Euc. – 19h – seminarista Cosme Evangelista Santos
15/12 Viçosa – 19h – Gênison Melo dos Santos
Próximas ordenações sacerdotais
28/11 Catedral – 9h – Diac. Edson Gabriel dos Santos
01/12 Serraria – 19h – Diac. Kledson Alves de Souza
07/12 São Paulo Apóstolo 19h – Diác. Sérgio Ricardo Soares de Oliveira
28/12 São Miguel Arcanjo Colina dos Euc. – 19h – Diac Michael Jonnathan da Silva Gomes