“O Ser cristão só inicia quando encontramos verdadeiramente a Jesus”, afirma Dom Henrique Soares em homilia da sexta noite da novena de Nossa Senhora dos Prazeres

(Foto: Carlos Roberto/ Pascom Maceió)

A Catedral Metropolitana de Maceió ficou pequena para a grande quantidade de fiéis que compareceram a sexta noite da novena de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da capital alagoana. A celebração foi presidida pelo alagoano e Bispo de Palmares/PE, Dom Henrique Soares da Costa.

O celebrante refletiu sobre o tema da noite “Discípulo e missão são como duas faces da mesma moeda: quando o discípulo está apaixonado por Cristo, não pode deixar de anunciar ao mundo que só Ele nos salva.” (cf. At 4,12) e exemplificou a Paixão por Cristo através da experiência de Santa Rosa de Lima.

“Hoje é dia de Santa Rosa de Lima e ela foi uma grande apaixonada por Jesus e desde criança vivia uma vida de oração e penitência, tudo por causa de Jesus, que a seduziu. Ela O encontrou no silêncio da oração e na dureza da penitência através da luta sincera, mas também encontrou Jesus nos mais pobres. A experiência de Rosa é a experiência de todo o verdadeiro cristão e todo verdadeiro católico, que é se tornar um discípulo, anunciando aos outros este Jesus encontrado com entusiasmo e alegria como missionário”, afirmou.

Dom Henrique continuou sua homilia dizendo que o Ser cristão só é possível após um verdadeiro encontro com Jesus.

“O ser cristão inicia no Batismo, mas existencialmente começa somente quando somos encontrados por Jesus. Se este encontro for verdadeiro, tudo muda e a nossa vida ganha novo sentido. No Evangelho de hoje nós falamos do Reino do Céu, que é como o comerciante de pérolas finas. Nós somos esses comerciantes e nossos amores, amizades, filhos e amigos são muitas pérolas. Mas um dia encontramos uma pérola de grande valor e ele vende todas as outras pérolas preciosas para comprar a pérola principal, que é Jesus. Quando sentimos a presença de Jesus na nossa vida, tudo se desbota. Não que tudo que construímos não tenha valor, mas é que somente com Jesus há sentido na vida. Por Ele vale a pena tudo perder e deixar em segundo lugar”, prosseguiu.

O Bispo finalizou sua homilia falando aos fiéis presentes sobre os “sintomas” do verdadeiro encontro com Cristo e falou que o amor genuíno é impossível de esconder.

“Aquele que nunca fez uma loucura por Jesus, não o encontrou ainda. Não há como ser conformados e previsível e encontrar Jesus, pois o amor é incalculável assim como Santa Rosa de Lima que não escondia Jesus, pois quem ama não consegue esconder o amor, fala desse amor sem cessar. O amor é como uma explosão, que ninguém é possível de controlar. Mas sabemos que seguir a Jesus é difícil, é duro. Nós gastamos nossas vidas por Ele, porque vale a pena. O custo é feliz, pois é um custo de amor”, pontuou.

Na celebração sexta noite da Novena de Nossa Senhora dos Prazeres, a animação ficou por conta da Fraternidade Casa de Ranquines e a responsabilidade foi das Comunidades Terapêuticas – RECRIAR, Novas Comunidades, Caritas Arquidiocesana e Pastoral Social, que abriu a celebração com a procissão de entrada.

Fillipe Lima – Pascom Maceió

(Foto: Carlos Roberto/ Pascom Maceió)